FERREIRA, Cicero Soares et al.. Projeto surpreenda com matemática. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112992>. Acesso em: 24/12/2024 22:04
O Surpreenda é um conjunto de ações desenvolvidas pelos professores de matemática do 3º ano da EEM Vivina Monteiro em parceria com o Laboratório Educacional de Informática - LEI, com foco na aprendizagem, objetivando melhorar a proficiência dos discentes nas avaliações externas: SAEB, SPAECE e ENEM. Com metodologia quali-quantitativa, o projeto perpassa por cinco ações definidas: redefinição curricular da Matemática no 3º e 4º bimestre da 3ª série; análise e utilização do Material Estruturado e do banco de questões das últimas dez edições do ENEM; aplicação de simulados e promoção do Curso Online Paralelo, com certificação e premiação no ranking do ENEM. A redefinição curricular consiste na divisão dos saberes matemáticos em cinco campos temáticos, com duas semanas de estudos para cada um, culminando com a aplicação de um simulado para cada tema. Paralelo às aulas presenciais, o Curso Online disponibiliza material de apoio. Dentro de cada tema, tem-se a priorização curricular elegendo as habilidades e competências mais fundantes e mais cobradas pelas avaliações externas. Considerando o alvo a ser alcançado, o tempo e recursos disponíveis, a realidade e a velocidade de aprendizagem dos discentes, a importância destas ações são indispensáveis e relevantes, pois representam uma alternativa racional de estudo que possibilita a recomposição da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências da Matemática necessárias para otimizar o desempenho nas avaliações externas. Em sua primeira aplicação em 2023, a EEM Vivina Monteiro pode observar seus primeiros frutos nos resultados de Matemática nas avaliações externas: no SPAECE, crescimento de 4,0 pontos na média e no SAEB, o salto foi de 243,98 (2021) para 253,57 (2023). Sabe-se que a caminhada é longa, entretanto, os resultados, positivos e crescentes, acendem a esperança que os nossos alunos possam nos surpreender ainda mais nas próximas aplicações do projeto.