Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA: FRENTE À DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Palavra-chaves: INCLUSÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , EDUCAÇÃO RIBEIRINHA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada na Escola Foz do Rio Vila Nova, situada em uma área ribeirinha no Distrito de Anauerapucu, com o objetivo de identificar os desafios de incluir alunos com necessidades educativas especiais a partir da prática pedagógica do professor e da perspectiva de educação inclusiva, assim como, as barreiras que impedem este processo na diversidade da Amazônia Amapaense. Para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 5 professores do ensino regular, 1 professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a coordenadora pedagógica, assim como a observação da estrutura da escola e da prática da professora especializada e do professor que tem os alunos especiais na sua turma. Os resultados apontam que a inclusão dos alunos especiais está se efetivando por meio de parceria entre o professor do ensino regular e a professora do AEE, no planejamento, discussão e tomada de decisões; o conteúdo abordado é adaptado de acordo com as necessidades e as estratégias de ensino que evidenciam as potencialidades destes alunos. Concluiu-se que os professores desempenham um trabalho com responsabilidade e competência, mesmo sem o apoio da comunidade para aceitar e respeitar os alunos especiais e todas as dificuldades inerentes as peculiaridades e modo de vida próprios encontrados na diversidade da Amazônia Amapaense.

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