Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DAS TIC’S E DA LITERATURA INFANTIL PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112899
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5714
    "inscrito_id" => 9109
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TIC’S E DA LITERATURA INFANTIL PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS."
    "resumo" => "RESUMO O objetivo primordial deste relato de experiência é o de descrever o uso de recursos diversos nos quais embasamos nosso fazer pedagógico. Trata-se de um ensaio cujo foco foi a estimulação da alfabetização e do letramento de crianças matriculadas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Juiz de Fora: uma situada no espaço urbano e outra no campo. O relato é parte do projeto de extensão intitulado “Intercâmbio literário – o que dizem as crianças”, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto era o de possibilitar o intercâmbio entre as crianças das escolas, a partir do trabalho com os mesmos livros literários e da troca de correspondências entre elas. Partimos da escolha de livros de literatura infantil cujas histórias tinham potenciais de contextualizar o processo de alfabetização. Conforme Freire (1995) nos ensina, primeiro vem a leitura do mundo que nos rodeia, para depois a leitura da palavra, que dá o sentido ao vivido. E a literatura tem o potencial de interligar o mundo vivido ao mundo da palavra. A utilização da literatura trouxe diversas possibilidades de trabalho como: rodas de conversas sobre o uso social da palavra, escrita de bilhetes, trocas de cartas entre as crianças, ou seja, o intercâmbio de leitura como prática social mediada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s). Além de visitas guiadas às duas realidades, tão diferentes enquanto cidade e campo, mas tão próximas considerando as infâncias que nelas se estabelecem. Ao final do projeto ficou evidenciado que houve substantivas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita de nossas crianças, assim como para seu processo de desenvolvimento enquanto cidadãos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9109_TB5714_23052024213352.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE RANGEL MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denisermoliveira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112899
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5714
    "inscrito_id" => 9109
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TIC’S E DA LITERATURA INFANTIL PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS."
    "resumo" => "RESUMO O objetivo primordial deste relato de experiência é o de descrever o uso de recursos diversos nos quais embasamos nosso fazer pedagógico. Trata-se de um ensaio cujo foco foi a estimulação da alfabetização e do letramento de crianças matriculadas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Juiz de Fora: uma situada no espaço urbano e outra no campo. O relato é parte do projeto de extensão intitulado “Intercâmbio literário – o que dizem as crianças”, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto era o de possibilitar o intercâmbio entre as crianças das escolas, a partir do trabalho com os mesmos livros literários e da troca de correspondências entre elas. Partimos da escolha de livros de literatura infantil cujas histórias tinham potenciais de contextualizar o processo de alfabetização. Conforme Freire (1995) nos ensina, primeiro vem a leitura do mundo que nos rodeia, para depois a leitura da palavra, que dá o sentido ao vivido. E a literatura tem o potencial de interligar o mundo vivido ao mundo da palavra. A utilização da literatura trouxe diversas possibilidades de trabalho como: rodas de conversas sobre o uso social da palavra, escrita de bilhetes, trocas de cartas entre as crianças, ou seja, o intercâmbio de leitura como prática social mediada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s). Além de visitas guiadas às duas realidades, tão diferentes enquanto cidade e campo, mas tão próximas considerando as infâncias que nelas se estabelecem. Ao final do projeto ficou evidenciado que houve substantivas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita de nossas crianças, assim como para seu processo de desenvolvimento enquanto cidadãos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9109_TB5714_23052024213352.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE RANGEL MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denisermoliveira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO O objetivo primordial deste relato de experiência é o de descrever o uso de recursos diversos nos quais embasamos nosso fazer pedagógico. Trata-se de um ensaio cujo foco foi a estimulação da alfabetização e do letramento de crianças matriculadas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Juiz de Fora: uma situada no espaço urbano e outra no campo. O relato é parte do projeto de extensão intitulado “Intercâmbio literário – o que dizem as crianças”, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto era o de possibilitar o intercâmbio entre as crianças das escolas, a partir do trabalho com os mesmos livros literários e da troca de correspondências entre elas. Partimos da escolha de livros de literatura infantil cujas histórias tinham potenciais de contextualizar o processo de alfabetização. Conforme Freire (1995) nos ensina, primeiro vem a leitura do mundo que nos rodeia, para depois a leitura da palavra, que dá o sentido ao vivido. E a literatura tem o potencial de interligar o mundo vivido ao mundo da palavra. A utilização da literatura trouxe diversas possibilidades de trabalho como: rodas de conversas sobre o uso social da palavra, escrita de bilhetes, trocas de cartas entre as crianças, ou seja, o intercâmbio de leitura como prática social mediada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s). Além de visitas guiadas às duas realidades, tão diferentes enquanto cidade e campo, mas tão próximas considerando as infâncias que nelas se estabelecem. Ao final do projeto ficou evidenciado que houve substantivas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita de nossas crianças, assim como para seu processo de desenvolvimento enquanto cidadãos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.