Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DA POLITICA À PRATICA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS

Palavra-chaves: POLÍTICAS DE INCLUSÃO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Pôster (PO) / Poster Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Nos últimos vinte anos inúmeras normatizações foram delineadas com vistas ao estabelecimento do paradigma da inclusão. Em âmbito nacional foram implementadas diversas diretrizes políticas que orientam a educação especial. Entendemos que estes documentos são importantes atualmente, já que são eles que norteiam a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nos permite refletir sobre o papel do AEE na escolarização dos alunos com deficiências. Desse modo, objetivamos nesta pesquisa possibilitar um olhar da política à prática pedagógica, promovendo uma reflexão sobre a escolarização dos sujeitos com deficiências no que tange a legislação em vigor. Metodologicamente utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados apontam para avanços das políticas públicas no cenário da educação inclusiva, embora exista uma cisão entre a política e a prática pedagógica que implica diretamente na escolarização, sobretudo do aluno com deficiências. Desse modo, acreditamos que a inclusão não se resume a matricula e a permanência do aluno com deficiência na escola. É preciso que a escola assuma o processo de escolarização desta demanda tendo em vista também a promoção acadêmica para que estes alunos não sejam erroneamente apontados como alunos somente do AEE, uma vez que as políticas públicas ressaltam a importância do diálogo entre os profissionais do ensino regular e do ensino especializado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.