Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE MULTIMODAL DE ESCAPE ROOM EDUCACIONAL NO GENIALLY: LETRAMENTOS COM JOGOS DIGITAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A cultura digital permeia diversas tecnologias digitais de informação e comunicação, com uma multiplicidade de linguagens e hibridizações. Uma mídia comum a esse contexto, mas ainda relegada por professores no cotidiano são os jogos digitais. Apesar de a aprendizagem baseada em jogos digitais ser composta por uma amplitude de evidências em favor do uso eficaz de jogos em contextos educacionais, os professores, em muitos casos, não se vêem munidos, eles próprios, de conhecimento suficiente sobre esses artefatos culturais e metodologias na sua utilização. Dessa forma, faz-se necessário buscar ferramentas complexas, em termos de linguagens, mas facilmente manejáveis por leigos em linguagem computacional, para produção de jogos como materiais didáticos com conteúdos adaptáveis pelo próprio professor a partir das suas necessidades pedagógicas. O estudo objetivou realizar a análise multimodal de uma ferramenta, o Genially, especificamente modelos de escape room educacionais, tipos de jogos digitais com intencionalidade pedagógica e características próprias ao gênero. No campo dos estudos dos letramentos, os multiletramentos, que enfatizam a diversidade de linguagens e de culturas é fundamental para refletir sobre as práticas e eventos de letramento foram pertinentes, inclusive para materializar nosssa metodologia centrada na análise de aspectos envolvendo multimodalidade. Como resultados percebemos que a convergência narrativa dos recursos multimodais analisados caracteriza material didático que possibilita o maior engajamento de estudantes. Além disso, o escape room educacional, por suas próprias características, favorece atividades com aprendizagem baseada em jogos digitais voltadas para o conteúdo do interesse dos professores. Nesse sentido, o Genially se apresentou como uma ferramenta fácil de utilizar e com design que pode convergir para a intencionalidade pedagógica. Uma limitação é o uso pago de muitos recursos que poderiam favorecer uma amplitude maior de possibilidades de utilização para os professores nos ambientes educacionais.

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