Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁTICA FUNDAMENTAL NAS PRÁTICAS DE TRÊS PROFESSORAS FORMADORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ

Palavra-chaves: DIDÁTICA FUNDAMENTAL, MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENSINO, PROFESSORAS FORMADORAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Trabalho monográfico para conclusão do curso de Pedagogia da FE/UFRJ em 2014. O objetivo do estudo consistiu em analisar aulas de três professoras formadoras no contexto do curso de Pedagogia, cujas práticas, na perspectiva da autora, se aproximam da didática fundamental .Para tanto, buscou-se responder às seguintes questões: Como a mediação do ensino é concebida? O que fazem essas formadoras para ensinar? Trabalhamos com duas estratégias metodológicas: a descrição de aulas analisadas e a realização de entrevistas semiestruturadas com as três professoras formadoras selecionadas. O trabalho estruturou-se em três capítulos: primeiro, o campo da Didática no Brasil e a revisão de literatura; o segundo, voltado para os pressupostos da didática fundamental com base em Candau (1983) e a perspectiva de ensinar enquanto processo de fazer aprender alguma coisa a alguém, com base em Roldão (2007); e o terceiro referente às práticas didáticas das professoras investigadas, onde investimos em descrever e interpretar aspectos próprios de cada dimensão da didática fundamental com base na nossa observação. Os apoios teóricos definidos para o trabalho foram os estudos de Candau (1983), que sugerem a prática pedagógica contextualizada em um processo de multidimensionalidade, chamado de didática fundamental, e os de Roldão (2007), que faz uma distinção entre ensinar enquanto professar um saber e ensinar enquanto fazer aprender. Os resultados apontam que as professoras investigadas concebem e realizam suas aulas na perspectiva proposta, mobilizadas pela aposta em um ensino contextualizado, crítico e rigoroso quanto ao conteúdo e ao método.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.