Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS DIDÁTICOS, FEITOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, COMO FACILITADORES PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EJAI.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112743
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5509
    "inscrito_id" => 8107
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS, FEITOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, COMO FACILITADORES PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EJAI."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo, abordar como materiais pedagógicos feitos com peças recicláveis, podem facilitar na alfabetização matemática da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Sabendo que os alfabetizandos precisam de recursos didáticos, visuais e lúdicos para avançarem em seu processo de aprendizagem matemática e que muitos educadores não conseguem dinamizar suas aulas, por falta de recursos disponíveis, os materiais pedagógicos com objetos recicláveis, são ferramentas que facilitam tanto na construção, como na didática para o ensino e aprendizagem matemática, desta modalidade. Nesta perspectiva, aplicamos um jogo matemático, feito com materiais reutilizáveis, na turma do EJAI, do movimento Alfabetiza Belém, polo Capela Santíssimo Redentor/ Barreiro. Este movimento leva em sua essência, para os bairros de Belém, a alfabetização para jovens, adultos e idosos, que ainda não são alfabetizados ou que por algum motivo nunca frequentaram a escola. A metodologia aplicada, para este trabalho, foi de uma pesquisa-ação, visto que os sujeitos participantes se envolvem de maneira direta no estudo. Assim, para alcançar os objetivos foi desenvolvido etapas : planejamento da atividade, elaboração do plano de aula, confecção do jogo matemático, aplicação da atividade e análise dos resultados obtidos. O estudo é fundamentado nas teorias de Paulo Freire (1967), Natália Silva (2019) e de outros teóricos que versam sobre o assunto. A partir disso os resultados obtidos mostraram que a utilização de materiais pedagógicos feitos com peças reutilizáveis, além de facilitar como recurso de ensino do professor é também um potencializador para os alfabetizandos, ajudando na alfabetização matemática, ressignificando novas aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8107_TB5509_08102024191002.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAUCY DO CARMO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GLAUCY"
    "autor_email" => "glaucy2022ufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112743
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5509
    "inscrito_id" => 8107
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS, FEITOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, COMO FACILITADORES PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EJAI."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo, abordar como materiais pedagógicos feitos com peças recicláveis, podem facilitar na alfabetização matemática da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Sabendo que os alfabetizandos precisam de recursos didáticos, visuais e lúdicos para avançarem em seu processo de aprendizagem matemática e que muitos educadores não conseguem dinamizar suas aulas, por falta de recursos disponíveis, os materiais pedagógicos com objetos recicláveis, são ferramentas que facilitam tanto na construção, como na didática para o ensino e aprendizagem matemática, desta modalidade. Nesta perspectiva, aplicamos um jogo matemático, feito com materiais reutilizáveis, na turma do EJAI, do movimento Alfabetiza Belém, polo Capela Santíssimo Redentor/ Barreiro. Este movimento leva em sua essência, para os bairros de Belém, a alfabetização para jovens, adultos e idosos, que ainda não são alfabetizados ou que por algum motivo nunca frequentaram a escola. A metodologia aplicada, para este trabalho, foi de uma pesquisa-ação, visto que os sujeitos participantes se envolvem de maneira direta no estudo. Assim, para alcançar os objetivos foi desenvolvido etapas : planejamento da atividade, elaboração do plano de aula, confecção do jogo matemático, aplicação da atividade e análise dos resultados obtidos. O estudo é fundamentado nas teorias de Paulo Freire (1967), Natália Silva (2019) e de outros teóricos que versam sobre o assunto. A partir disso os resultados obtidos mostraram que a utilização de materiais pedagógicos feitos com peças reutilizáveis, além de facilitar como recurso de ensino do professor é também um potencializador para os alfabetizandos, ajudando na alfabetização matemática, ressignificando novas aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8107_TB5509_08102024191002.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAUCY DO CARMO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GLAUCY"
    "autor_email" => "glaucy2022ufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo, abordar como materiais pedagógicos feitos com peças recicláveis, podem facilitar na alfabetização matemática da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Sabendo que os alfabetizandos precisam de recursos didáticos, visuais e lúdicos para avançarem em seu processo de aprendizagem matemática e que muitos educadores não conseguem dinamizar suas aulas, por falta de recursos disponíveis, os materiais pedagógicos com objetos recicláveis, são ferramentas que facilitam tanto na construção, como na didática para o ensino e aprendizagem matemática, desta modalidade. Nesta perspectiva, aplicamos um jogo matemático, feito com materiais reutilizáveis, na turma do EJAI, do movimento Alfabetiza Belém, polo Capela Santíssimo Redentor/ Barreiro. Este movimento leva em sua essência, para os bairros de Belém, a alfabetização para jovens, adultos e idosos, que ainda não são alfabetizados ou que por algum motivo nunca frequentaram a escola. A metodologia aplicada, para este trabalho, foi de uma pesquisa-ação, visto que os sujeitos participantes se envolvem de maneira direta no estudo. Assim, para alcançar os objetivos foi desenvolvido etapas : planejamento da atividade, elaboração do plano de aula, confecção do jogo matemático, aplicação da atividade e análise dos resultados obtidos. O estudo é fundamentado nas teorias de Paulo Freire (1967), Natália Silva (2019) e de outros teóricos que versam sobre o assunto. A partir disso os resultados obtidos mostraram que a utilização de materiais pedagógicos feitos com peças reutilizáveis, além de facilitar como recurso de ensino do professor é também um potencializador para os alfabetizandos, ajudando na alfabetização matemática, ressignificando novas aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.