Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

MÍDIAS E CONEXÕES: LETRAMENTO DIGITAL E A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM A INTERNET NA PERIFERIA DE DUQUE DE CAXIAS

Palavra-chaves: MÍDIAS, LETRAMENTO DIGITAL, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Vivemos atualmente numa sociedade repleta de inúmeras e profundas transformações, principalmente no campo científico e tecnológico, refletindo na forma como nos comunicamos, vivemos e aprendemos. Neste artigo reflete-se especialmente sobre as práticas de uso das mídias e sua conexão com a internet, no contexto do letramento digital. O letramento digital para mídia não é só conhecer e saber usar o computador, mas considera a inserção crítica dos sujeitos no seu processo histórico, tornando as pessoas conscientes dos processos de comunicação nos quais estão inseridas. Este artigo é um recorte das reflexões iniciais do Doutorado, cujo estudo será realizado com crianças do ensino fundamental e tem como objetivo refletir sobre as práticas de letramento digital que ocorrem no processo de aprendizagem com uso da internet dentro de contextos escolares na periferia do município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O estudo delineia-se como uma pesquisa qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso a partir da observação da interação de crianças com o computador no acesso a internet. A análise buscará identificar algumas práticas de letramento para as mídias, a fim de acompanhar todo o processo de construção do letramento digital centrados na relação educação, mídia e cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.