Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

LITERATURA INFANTIL: UM RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a Literatura Infantil como recurso educacional para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, aplicando estratégias de leituras e escrita diversificadas em atividades de interpretação textual dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Silvestre, onde foi possível constatar a inovação, no que diz respeito ao objeto abordado. Desta forma, o problema e as hipóteses levantadas confirmaram que há aproveitamento e interesse dos alunos no desenvolvimento de textos e de outras leituras com base na Literatura Infantil. Com isso seguiu-se por um caminho educacional tornando importante para o processo da leitura, interpretação textual e a valorização da Literatura em sala de aula, pois os temas são do interesse dos jovens adolescentes e partem sempre do conhecimento prévio de cada aluno, buscando uma aprendizagem significativa que desperte o prazer em aprender. Predispomos, assim, à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.