Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112424
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5046
    "inscrito_id" => 14558
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?"
    "resumo" => "Este estudo se justifica pelo interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos. Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e até com outras componentes de forma interdisciplinar. Materiais do tipo, jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais foram identificadas como recursos didáticos utilizados. De acordo com os autores, os estudantes tiveram mudança conceitual após as atividades, demonstrando que os recursos podem auxiliar ou potencializar a aprendizagem. No entanto, em um dos estudos voltado para docente, perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, pois é notório que a formação inicial não dará conta de abordar todas as temáticas. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14558_TB5046_27102024204710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN RODRIGUES PASSOS RUBEN SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasmin.rruben@discente.univasf.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112424
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5046
    "inscrito_id" => 14558
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?"
    "resumo" => "Este estudo se justifica pelo interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos. Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e até com outras componentes de forma interdisciplinar. Materiais do tipo, jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais foram identificadas como recursos didáticos utilizados. De acordo com os autores, os estudantes tiveram mudança conceitual após as atividades, demonstrando que os recursos podem auxiliar ou potencializar a aprendizagem. No entanto, em um dos estudos voltado para docente, perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, pois é notório que a formação inicial não dará conta de abordar todas as temáticas. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14558_TB5046_27102024204710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN RODRIGUES PASSOS RUBEN SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasmin.rruben@discente.univasf.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo se justifica pelo interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos. Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e até com outras componentes de forma interdisciplinar. Materiais do tipo, jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais foram identificadas como recursos didáticos utilizados. De acordo com os autores, os estudantes tiveram mudança conceitual após as atividades, demonstrando que os recursos podem auxiliar ou potencializar a aprendizagem. No entanto, em um dos estudos voltado para docente, perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, pois é notório que a formação inicial não dará conta de abordar todas as temáticas. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.