Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

INCLUSÃO E HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO, HOMOSSEXUALIDADE, DIREITOS HUMANOS. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de homossexualidade na escola, a partir de um dos módulos de um curso de extensão, promovido pelo LaPEADE/UFRJ, intitulado Inclusão em Educação: Gênero e Homossexualidade em Discussão, cujo público-alvo era o professor em exercício na Educação Básica. O foco principal do curso era propor-lhes uma reflexão sobre sua rotina em sala de aula, visando o trato da homossexualidade na escola, no contexto da inclusão, através de cinco módulos: Inclusão e Gênero; Gênero, Orientação Sexual e Educação; Ética e poder nas relações escolares; Adolescência, Sexualidade e Identidade Sexual; e Homofobia. Este artigo versa sobre o primeiro módulo e sobre o filme Bruno (2000), o primeiro dos cinco filmes longa-metragem apresentados como disparadores das discussões nos grupos focais. Pensamos que a importância/relevância deste curso foi sugerir aos professores a possibilidade de adicionarem ao seu cotidiano, conhecimentos e práticas extras, no tocante à diversidade sexual em geral, e a homossexualidade, em particular. Debater o tema em grupos focais, e obter um retrato do pensamento destes docentes que se dispuseram a tratar desta temática tabu, cumpriu um dos objetivos específicos do curso de extensão, que era proporcionar aos docentes uma formação continuada, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o assunto em questão. Enfim, buscamos contribuir para que a escola seja composta de sujeitos dotados de espírito crítico para se posicionarem, com harmonia, em um mundo de diferenças e de infinitas variações. Pessoas que possam refletir sobre o acesso de todos à cidadania e compreender que, dentro dos valores da ética e dos direitos humanos, as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como critérios de exclusão social.

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