Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

IMAGENS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

Palavra-chaves: CULTURA ORGANIZACIONAL, ESCOLA E CULTURA ORGANIZACIONAL, CULTURA ORGANIZACIONAL E EDUCACIONAL, GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11226
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 551
    "inscrito_id" => 931
    "titulo" => "IMAGENS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE"
    "resumo" => "A cultura está intrinsicamente relacionada ao processo dinâmico que compõe os fatores sociais. Dessa forma, podemos afirmar que o processo cultural é mutável, podendo haver incorporação de novos elementos e/ou abandono de outros, outrora fundantes. O entendimento dinâmico da cultura nos remete à compreensão de que ela é uma ação humana e, como tal, suscetível a transformações. Assim, este trabalho tem por intenção suscitar uma discussão acerca das culturas organizacionais, em especial, a escola. A cultura organizacional é resultado do processo de construção de significados dados aos fenômenos que se corporificam no contexto espacial e social por meio da interação e da comunicação. Portanto, a comunicação organizacional é determinante para a criação, o funcionamento e o desenvolvimento da organização. Para uma melhor compreensão da temática, apresentaremos as principais ideias e conceitos relacionados à temática em questão, a saber: organização, cultura, comunicação, interações, burocracia. Nosso campo de investigação foi uma escola pública da Rede Municipal do Recife. O caminho percorrido foi dividido em três momentos 1)Cultura organizacional e educacional – o que é isso, afinal? 2) De onde falamos: apresentando a nossa escola; 3)A escola e sua cultura organizacional. Como resultado, identificamos a importância do papel do gestor escolar como principal articulador entre as demandas oriundas do cotidiano escolar e seus as necessidades da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "CULTURA ORGANIZACIONAL, ESCOLA E CULTURA ORGANIZACIONAL, CULTURA ORGANIZACIONAL E EDUCACIONAL, GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA9_ID931_30052015220722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ARIANA SANTANA"
    "autor_email" => "santana.ariana@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11226
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 551
    "inscrito_id" => 931
    "titulo" => "IMAGENS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE"
    "resumo" => "A cultura está intrinsicamente relacionada ao processo dinâmico que compõe os fatores sociais. Dessa forma, podemos afirmar que o processo cultural é mutável, podendo haver incorporação de novos elementos e/ou abandono de outros, outrora fundantes. O entendimento dinâmico da cultura nos remete à compreensão de que ela é uma ação humana e, como tal, suscetível a transformações. Assim, este trabalho tem por intenção suscitar uma discussão acerca das culturas organizacionais, em especial, a escola. A cultura organizacional é resultado do processo de construção de significados dados aos fenômenos que se corporificam no contexto espacial e social por meio da interação e da comunicação. Portanto, a comunicação organizacional é determinante para a criação, o funcionamento e o desenvolvimento da organização. Para uma melhor compreensão da temática, apresentaremos as principais ideias e conceitos relacionados à temática em questão, a saber: organização, cultura, comunicação, interações, burocracia. Nosso campo de investigação foi uma escola pública da Rede Municipal do Recife. O caminho percorrido foi dividido em três momentos 1)Cultura organizacional e educacional – o que é isso, afinal? 2) De onde falamos: apresentando a nossa escola; 3)A escola e sua cultura organizacional. Como resultado, identificamos a importância do papel do gestor escolar como principal articulador entre as demandas oriundas do cotidiano escolar e seus as necessidades da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "CULTURA ORGANIZACIONAL, ESCOLA E CULTURA ORGANIZACIONAL, CULTURA ORGANIZACIONAL E EDUCACIONAL, GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA9_ID931_30052015220722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ARIANA SANTANA"
    "autor_email" => "santana.ariana@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A cultura está intrinsicamente relacionada ao processo dinâmico que compõe os fatores sociais. Dessa forma, podemos afirmar que o processo cultural é mutável, podendo haver incorporação de novos elementos e/ou abandono de outros, outrora fundantes. O entendimento dinâmico da cultura nos remete à compreensão de que ela é uma ação humana e, como tal, suscetível a transformações. Assim, este trabalho tem por intenção suscitar uma discussão acerca das culturas organizacionais, em especial, a escola. A cultura organizacional é resultado do processo de construção de significados dados aos fenômenos que se corporificam no contexto espacial e social por meio da interação e da comunicação. Portanto, a comunicação organizacional é determinante para a criação, o funcionamento e o desenvolvimento da organização. Para uma melhor compreensão da temática, apresentaremos as principais ideias e conceitos relacionados à temática em questão, a saber: organização, cultura, comunicação, interações, burocracia. Nosso campo de investigação foi uma escola pública da Rede Municipal do Recife. O caminho percorrido foi dividido em três momentos 1)Cultura organizacional e educacional – o que é isso, afinal? 2) De onde falamos: apresentando a nossa escola; 3)A escola e sua cultura organizacional. Como resultado, identificamos a importância do papel do gestor escolar como principal articulador entre as demandas oriundas do cotidiano escolar e seus as necessidades da comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.