Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

IMAGENS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

Palavra-chaves: CULTURA ORGANIZACIONAL, ESCOLA E CULTURA ORGANIZACIONAL, CULTURA ORGANIZACIONAL E EDUCACIONAL, GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A cultura está intrinsicamente relacionada ao processo dinâmico que compõe os fatores sociais. Dessa forma, podemos afirmar que o processo cultural é mutável, podendo haver incorporação de novos elementos e/ou abandono de outros, outrora fundantes. O entendimento dinâmico da cultura nos remete à compreensão de que ela é uma ação humana e, como tal, suscetível a transformações. Assim, este trabalho tem por intenção suscitar uma discussão acerca das culturas organizacionais, em especial, a escola. A cultura organizacional é resultado do processo de construção de significados dados aos fenômenos que se corporificam no contexto espacial e social por meio da interação e da comunicação. Portanto, a comunicação organizacional é determinante para a criação, o funcionamento e o desenvolvimento da organização. Para uma melhor compreensão da temática, apresentaremos as principais ideias e conceitos relacionados à temática em questão, a saber: organização, cultura, comunicação, interações, burocracia. Nosso campo de investigação foi uma escola pública da Rede Municipal do Recife. O caminho percorrido foi dividido em três momentos 1)Cultura organizacional e educacional – o que é isso, afinal? 2) De onde falamos: apresentando a nossa escola; 3)A escola e sua cultura organizacional. Como resultado, identificamos a importância do papel do gestor escolar como principal articulador entre as demandas oriundas do cotidiano escolar e seus as necessidades da comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.