Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

GESTÃO PARTICIPATIVA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E GESTÃO PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: GESTÃO PARTICIPATIVA, RELAÇÃO, INTERAÇÃO, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

RESUMO A gestão participativa se encontra como ponto norteador dentro do espaço escolar, sendo que a mesma deve promover e viabilizar um ensino voltado para a participação de todos os inseridos nesse processo e assim desenvolver indivíduos participativos e um ambiente voltado para a participação e interações dos mesmos dentro da escola. O gestor pedagógico deve promover a interação e participação de todos os integrantes do espaço escolar, em especial a interação com os professores atuantes e principalmente mostrar a esses sujeitos atuantes a sua importância nas formas organizacionais da escola, eliminando as barreiras que possam impedir o processo de escolarização dos alunos. O objetivo deste artigo é mostrar a importância da relação professores e gestão pedagógica visando construir uma prática educativa de qualidade. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo. Por sua vez, os dados foram obtidos através da aplicação de questionários, que estiveram direcionados a quatro professores e a gestão pedagógica. Os resultados analisados evidenciam que a relação e participação do gestor com o trabalho dos professores quando acontece de forma, dialógica e compartilhada beneficiam tanto a escola, os educandos, como também, e principalmente a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores, igualmente o ensino. Enfim, este modelo de gestão que deve ser desenvolvido nas escolas, busca estruturar a mesma democraticamente levando em consideração que a participação significa a concepção de mundo crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.