Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 217
GÊNEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVA

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este artigo analisa três capítulos do livro didático de língua portuguesa “Português Linguagem em conexão” do 1º ensino médio, com o objetivo de compreender a proposta de tratamento dos gêneros textuais nesse instrumento de ensino. A investigação tem pretensões analítico-descritivas sobre estes dois tópicos de grande importância para o ensino de línguas: o livro didático e os gêneros textuais. É importante ressaltar a importância do trabalho com os gêneros, uma vez que eles constituem uma rica fonte de contextualização dos usos da língua em situações reais de comunicação. A análise demonstra que os gêneros textuais foram utilizados com três propósitos nessa coleção: como elemento motivador de análise linguística, para compreensão e interpretação textual; o objetivo das atividades propostas no livro didático tem além do estudo do conteúdo proposto, a análise da composição, estilo e função dos gêneros; culminando na produção de gêneros com ênfase aos domínios discursivos de sua produção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.