GÊNERO E DIVERSIDADES: O (RE)CONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO
"2015-06-29 00:00:00"
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Pretendemos associar esta compreensão ao pensamento Foucaultiano e buscar a construção de um referencial pós-estruturalista acerca de gênero e diversidades que possa se articular as teorias e práticas da educação. É fundamental compreender o funcionamento dos contínuos processos de sujeição de corpos, gestos e comportamentos, em especial pelas práticas discursivas oriundas da educação. Metodologia: Constitui-se em um trabalho de orientação teórica em que se aproximam pontos de contato e diálogo entre as teorizações dos autores estudados. Resultados: As relações de gênero no campo das subjetividades anunciam relações de poder-saber, que modelam, alteram, que em suma, dobram e desdobram o indivíduo e rompem com a concepção intimista de self. A educação se apresenta como um dos “cenários” em que os discursos acerca de “normalidade” são construídos, atuando como mais um elemento de sujeição. Conclusões: É nas práticas performativas de reiteração que se dão, através das dimensões simbólicas da linguagem e da cultura, as relações, a partir de então, os corpos tornam-se passíveis de serem pensados. Em educação, entender o pensamento e a realidade em termos relacionais, em suas tensões e conflitos que invariavelmente possibilitam desmanchar e reconstruir vivências, normas lugares e papéis. Este encontro de pensamentos possibilita, para além de métodos, perspectivas analíticas para a compreensão de fenômenos dinâmicos e complexos como as relações de gênero, que devem resultar em praticas de educação inclusivas e cidadãs." 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