Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO INCLUSIVO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, MATRIZES, FRAÇÕES, FRAÇÕES Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A atividade docente nos últimos anos tem se tornado bastante difícil. Além da já conhecida problemática de relação dos estudantes com o estudo de matemática, os tempos mais recentes têm associado mais um fator que pode ser inicialmente encarado como um dificultador pela comunidade escolar: a chegada cada vez mais frequente de alunos incluídos às salas de aula da educação básica. A formação de professores de matemática para o trabalho com turmas inclusivas emerge como um ponto crucial. São considerados neste texto os pressupostos de Ball, Thames e Phelps (2008) sobre conhecimentos importantes pra os professores ensinarem matemática. Este trabalho destina-se a compartilhar a experiência da utilização experimental de um material tátil matemático, que pode ser manipulado tanto por alunos videntes como por cegos ou baixa visão. Inicialmente pensado para o estudo de matrizes, a experiência transcendeu este conteúdo, surgindo outras possibilidades de uso em uma sala de aula inclusiva. O material foi testado e analisado por um grupo de alunos em uma disciplina de Laboratório de Matemática da Educação Básica II do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde a autora é professora. A motivação é a formação de professores de matemática para o trabalho com alunos incluídos, que é tema da pesquisa de doutoramento da autora, ainda em fase inicial, que tem por objetivo refletir sobre a inclusão nas salas de aula de Matemática segundo a concepção dos futuros professores desta área.

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