Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

FORMAÇÃO CONTINUADA: PRIORIDADES FORMATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 2005 A 2010 EM MONTES CLAROS/MG

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES, POLITICAS PÚBLICAS, AIEF Pôster (PO) / Poster Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Tema de grandes discussões no Brasil e no mundo, a formação de professores não é uma questão de fácil solução, nem tampouco suas proposições são as mais acertadas. É imprescindível compreender que a formação de professores perpassa por inúmeras questões. ”É preciso assegurar que a formação de professores possibilite ao profissional docente saber lidar como processo formativo dos alunos em suas varias dimensões...”, (GHEDIN 2008, p. 31). O presente projeto teve como objetivo, investigar as prioridades formativas em serviço que são enfocadas pela Superintendência Regional de Ensino - SRE da cidade de Montes Claros/MG nos cursos de formação continuada em serviço, oferecidos as docentes dos AIEF em escolas da Rede Pública de Ensino, durante o período de 2005 a 2010. A metodologia utiliza é do tipo quanti-qualitativa, com dados empíricos e análise documental. A pesquisa de campo foi realizada na SRE, que apresentam dados, via documento, os quais foram primordiais para subsidiar os resultados alcançados. Conclui-se que o setor responsável por ações voltadas para a formação continuada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Montes Claros não estão desempenhando seu papel, visto que constatou que não há ações da SRE no sentido de priorizar algum item ou ponto na formação continuada ofertada aos professores em serviço, posto que não há ofertas. Necessita-se cada vez mais de investimentos e politicas públicas que ofereçam respaldo aos professores dessa modalidade de ensino para melhor desempenhar seu trabalho, melhorando assim a qualidade do ensino.

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