Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO A PARTIR DAS CRÍTICAS SOCIAIS NA ANIMAÇÃO THE SIMPSONS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112040
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4512
    "inscrito_id" => 12864
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO A PARTIR DAS CRÍTICAS SOCIAIS NA ANIMAÇÃO THE SIMPSONS"
    "resumo" => "Esta pesquisa corresponde a propostas de atividades realizadas em duas turmas de sétimo ano de uma escola pública municipal do estado da Paraíba. Considerando as multimodalidades e semióticas presentes nas animações, e ainda considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre espaço para o ensino de leitura a partir de textos como as animações, este trabalho objetiva analisar as atividades realizadas em que os alunos realizam leituras dialógicas a partir de dois episódios da animação The Simpsons: (1) Blame It on Lisa (Temporada 13, Episódio 15). Neste episódio, a família Simpson viaja ao Brasil para encontrar um garoto órfão que Lisa tem ajudado através de doações. Durante a viagem, eles encontram várias caricaturas e estereótipos sobre o Brasil, o que causou algumas controvérsias no país na época da exibição. (2) You Don't Have to Live Like a Referee - Neste episódio, Homer é recrutado como árbitro para a Copa do Mundo no Brasil. A trama envolve Homer tentando resistir à corrupção enquanto a família aproveita as atrações turísticas do país. Tais episódios abordam o Brasil de maneiras distintas, destacando elementos culturais e sociais, muitas vezes com um tom de humor que é característico da série. As bases teóricas desta pesquisa incluem Bakhtin e o Círculo, além de autores que pesquisam sobre o gênero animação, como Lucena Júnior (2009), Marques (2022), e Marques e Xavier (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ação e as interpretações terão natureza qualitativa interpretativa. Os resultados mostram que os textos multimodais e multisemióticos, como as animações, podem colaborar para a formação crítica e dialógica dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12864_TB4512_20052024182159.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES"
    "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112040
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4512
    "inscrito_id" => 12864
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO A PARTIR DAS CRÍTICAS SOCIAIS NA ANIMAÇÃO THE SIMPSONS"
    "resumo" => "Esta pesquisa corresponde a propostas de atividades realizadas em duas turmas de sétimo ano de uma escola pública municipal do estado da Paraíba. Considerando as multimodalidades e semióticas presentes nas animações, e ainda considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre espaço para o ensino de leitura a partir de textos como as animações, este trabalho objetiva analisar as atividades realizadas em que os alunos realizam leituras dialógicas a partir de dois episódios da animação The Simpsons: (1) Blame It on Lisa (Temporada 13, Episódio 15). Neste episódio, a família Simpson viaja ao Brasil para encontrar um garoto órfão que Lisa tem ajudado através de doações. Durante a viagem, eles encontram várias caricaturas e estereótipos sobre o Brasil, o que causou algumas controvérsias no país na época da exibição. (2) You Don't Have to Live Like a Referee - Neste episódio, Homer é recrutado como árbitro para a Copa do Mundo no Brasil. A trama envolve Homer tentando resistir à corrupção enquanto a família aproveita as atrações turísticas do país. Tais episódios abordam o Brasil de maneiras distintas, destacando elementos culturais e sociais, muitas vezes com um tom de humor que é característico da série. As bases teóricas desta pesquisa incluem Bakhtin e o Círculo, além de autores que pesquisam sobre o gênero animação, como Lucena Júnior (2009), Marques (2022), e Marques e Xavier (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ação e as interpretações terão natureza qualitativa interpretativa. Os resultados mostram que os textos multimodais e multisemióticos, como as animações, podem colaborar para a formação crítica e dialógica dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12864_TB4512_20052024182159.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES"
    "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa corresponde a propostas de atividades realizadas em duas turmas de sétimo ano de uma escola pública municipal do estado da Paraíba. Considerando as multimodalidades e semióticas presentes nas animações, e ainda considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre espaço para o ensino de leitura a partir de textos como as animações, este trabalho objetiva analisar as atividades realizadas em que os alunos realizam leituras dialógicas a partir de dois episódios da animação The Simpsons: (1) Blame It on Lisa (Temporada 13, Episódio 15). Neste episódio, a família Simpson viaja ao Brasil para encontrar um garoto órfão que Lisa tem ajudado através de doações. Durante a viagem, eles encontram várias caricaturas e estereótipos sobre o Brasil, o que causou algumas controvérsias no país na época da exibição. (2) You Don't Have to Live Like a Referee - Neste episódio, Homer é recrutado como árbitro para a Copa do Mundo no Brasil. A trama envolve Homer tentando resistir à corrupção enquanto a família aproveita as atrações turísticas do país. Tais episódios abordam o Brasil de maneiras distintas, destacando elementos culturais e sociais, muitas vezes com um tom de humor que é característico da série. As bases teóricas desta pesquisa incluem Bakhtin e o Círculo, além de autores que pesquisam sobre o gênero animação, como Lucena Júnior (2009), Marques (2022), e Marques e Xavier (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ação e as interpretações terão natureza qualitativa interpretativa. Os resultados mostram que os textos multimodais e multisemióticos, como as animações, podem colaborar para a formação crítica e dialógica dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.