Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 243
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O SEU REFLEXO NAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo conhecer e compreender as composições teóricas sobre alfabetização presentes nas formações continuada de professores em Camaragibe e Recife nos últimos anos e os seus reflexos nas práticas desses profissionais. A mesma baseou-se numa abordagem qualitativa de perspectiva etnográfica. Os sujeitos da investigação foram, duas professoras alfabetizadoras de Escolas Públicas Municipais de Camaragibe e Recife. Na coleta dos dados foram utilizados três procedimentos metodológicos: (1) análise documental (cadernos e materiais de formação); (2) observação (da prática alfabetizadora); e (3) entrevistas semi-estruturadas (com professoras alfabetizadoras). Após análise do conteúdo, concluímos que muitos elementos da prática docente estão relacionados com os saberes vivenciados nas formações continuada, sem necessariamente as docentes fazerem essa relação tal e qual, além de “fabricar e (re)fabricar” práticas alfabetizadoras de acordo com suas experiências formativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.