Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

FATOS OU VERSÕES? DESCONSTRUINDO A IMPARCIALIDADE DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA EM AULAS DE REDAÇÃO

Palavra-chaves: ANÁLISE DO DISCURSO, PRODUÇÃO TEXTUAL, NOTÍCIA, IMPARCIALIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este artigo apresentará o trabalho de problematização, interpretação e produção textual do gênero notícia feito em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Em 2014, em minha primeira experiência com turmas de ensino privado, ao atuar como professor de redação, percebi o quão conversadoras as falas de alguns alunos poderiam ser, muitas vezes embasadas em grandes veículos de comunicação. Na busca de uma prática que problematizasse as questões constantemente surgidas em aula, além de não deixar de abordar o conteúdo programático da escola, usei o suporte jornal para trabalhar o aperfeiçoamento da escrita e o desenvolvimento de uma leitura mais crítica e qualificada. Como recorte dessa proposta, que durou um bimestre, focalizarei o presente trabalho no desenvolvimento do tópico “a falsa noção de imparcialidade no gênero notícia”.

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