ÊXITO ESCOLAR E RECONHECIMENTO SOCIAL: CONSTRUINDO IDENTIDADES
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 11191 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1221 "titulo" => "ÊXITO ESCOLAR E RECONHECIMENTO SOCIAL: CONSTRUINDO IDENTIDADES" "resumo" => "O êxito escolar nos instiga a pensar em duas vertentes que atravessam as condições sociais e culturais: primeiro, a afirmação de identidade dos sujeitos dentro do seu espaço sócio-geográfico; segundo, a contrapartida social por via do reconhecimento. Objetivamos refletir neste artigo, se esses elementos agregam força positiva na apropriação do êxito escolar. Tais questões serão respaldadas nos discursos de Bourdieu (2005) quando trata do êxito e da herança cultural, Ricoeur (2006) quando liga a capacidade de reconhecimento de si por outra pessoa, Honet (2011) quando associa esse reconhecimento a um processo de luta, Silva (2000) quando aborda a relação dialética – Identidade e Diferença, e por fim, Damiani (2006) que trata da territorialidade enquanto representação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Diversidade e Diferença" "palavra_chave" => "ÊXITO ESCOLAR, RECONHECIMENTO SOCIAL, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA7_ID1221_05052015120733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÊNIA REGINA DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ZÊNIA" "autor_email" => "zeninha30@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11191 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1221 "titulo" => "ÊXITO ESCOLAR E RECONHECIMENTO SOCIAL: CONSTRUINDO IDENTIDADES" "resumo" => "O êxito escolar nos instiga a pensar em duas vertentes que atravessam as condições sociais e culturais: primeiro, a afirmação de identidade dos sujeitos dentro do seu espaço sócio-geográfico; segundo, a contrapartida social por via do reconhecimento. Objetivamos refletir neste artigo, se esses elementos agregam força positiva na apropriação do êxito escolar. Tais questões serão respaldadas nos discursos de Bourdieu (2005) quando trata do êxito e da herança cultural, Ricoeur (2006) quando liga a capacidade de reconhecimento de si por outra pessoa, Honet (2011) quando associa esse reconhecimento a um processo de luta, Silva (2000) quando aborda a relação dialética – Identidade e Diferença, e por fim, Damiani (2006) que trata da territorialidade enquanto representação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Diversidade e Diferença" "palavra_chave" => "ÊXITO ESCOLAR, RECONHECIMENTO SOCIAL, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA7_ID1221_05052015120733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÊNIA REGINA DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ZÊNIA" "autor_email" => "zeninha30@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }