Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ÊXITO ESCOLAR E RECONHECIMENTO SOCIAL: CONSTRUINDO IDENTIDADES

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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O êxito escolar nos instiga a pensar em duas vertentes que atravessam as condições sociais e culturais: primeiro, a afirmação de identidade dos sujeitos dentro do seu espaço sócio-geográfico; segundo, a contrapartida social por via do reconhecimento. Objetivamos refletir neste artigo, se esses elementos agregam força positiva na apropriação do êxito escolar. Tais questões serão respaldadas nos discursos de Bourdieu (2005) quando trata do êxito e da herança cultural, Ricoeur (2006) quando liga a capacidade de reconhecimento de si por outra pessoa, Honet (2011) quando associa esse reconhecimento a um processo de luta, Silva (2000) quando aborda a relação dialética – Identidade e Diferença, e por fim, Damiani (2006) que trata da territorialidade enquanto representação.

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