Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ESTUDANTES ESTRANGEIROS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MILITAR: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS INICIAIS

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, ESCOLA NAVAL, ESTUDANTES ESTRANGEIROS, TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS INICIAIS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Esta investigação versa sobre a imigração temporária de jovens estrangeiros que vêm estudar em instituição de ensino superior militar, no caso em estudo na Escola Naval (EN). A metodologia é de cunho qualitativa, com pesquisa inicial documental e exploratória, tendo como um dos instrumentos de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas aos sujeitos do estudo, oito jovens com média de idade de 22 anos de países da África e Ásia da turma de 2013. Esses jovens passam por um processo seletivo em seus países e, antes de ingressarem oficialmente no ensino regular da EN, realizam o “Estágio de Qualificação para Adaptação Acadêmica de Alunos Estrangeiros”, iniciando sua trajetória acadêmica. Foram realizadas também entrevista semiestruturada com a professora de matemática e a leitura do relatório de acompanhamento da docente de português. O estágio consiste num período em que se busca o aprendizado de Língua Portuguesa e o nivelamento básico em Matemática e Física, de acordo com os pré-requisitos exigidos para ingresso na Instituição. O escopo deste estudo também é traçar o perfil dos alunos que, no ano de 2013, estão cursando o referido Estágio, ressaltando suas principais características, os obstáculos encontrados nesse primeiro momento e suas expectativas para o futuro. Por fim, procurou-se refletir sobre a relevância desse primeiro ano de estágio, bem como sobre possíveis soluções para sua melhoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.