Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ATUAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA NO NAPNE SÃO CRISTÓVÃO I DO COLÉGIO PEDRO II

Palavra-chaves: COGNIÇÃO, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente artigo se refere a uma pesquisa com o objetivo de analisar as bases teóricas dos processos cognitivos na interação aprendizagem e estratégias cognitivas e metacognitivas no campo da Neurociência, aplicadas nos componentes e descritores de desempenho do Núcleo Comum. Os pressupostos teóricos fundamentam-se nos principais conceitos da abordagem de Vygotsky (2007, 2009 e 2010): o desenvolvimento cognitivo pela formação por conceitos, mediação de instrumentos culturais e funções psicológicas superiores. Dialoga-se sobre o conceito: zona de desenvolvimento proximal e as implicações no campo da aprendizagem. Exploram-se ainda as contribuições de Shuare (1990), Fonseca (1995 e 2011), Maia (2011), Portilho (2011 e 2012) e Coelho (2012), na reflexão dos princípios e estratégias pedagógicas de atuação inclusiva, considerando a legislação mundial e nacional. Conforme os objetivos traçados, a abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, com utilização do tipo estudo de casos múltiplos e mistos. Elaborou-se, também, um questionário para a entrevista com docentes deste 5º ano. Além disso, constaram na etapa da análise: os documentos e registros de arquivos dos alunos com deficiências, público-alvo da pesquisa. Concluiu-se que os alunos com deficiências tiveram melhoras significativas através da conjugação de ficha de descritores que registraram resultados de estratégias cognitivas, metacognitivas e diferentes mediações. O currículo adaptado e fichas de descritores de desempenhos concretizaram registros oficiais e detalhados sobre o processo de aprendizagem dos alunos analisados com evidências sobre suas condições evolutivas ao concluir o ano letivo, justificando-se os fundamentos para sua promoção escolar.

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