Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS SOBRE QUESTÕES IDENTITÁRIAS DE CRIANÇAS NEGRAS E/OU AFRODESCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONEXÃO BRASIL, ANGOLA E COLÔMBIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111776
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4137
    "inscrito_id" => 13318
    "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE QUESTÕES IDENTITÁRIAS DE CRIANÇAS NEGRAS E/OU AFRODESCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONEXÃO BRASIL, ANGOLA E COLÔMBIA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa participante em andamento no programa de Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, cujo objetivo é o de promover o diálogo com professores analisando e discutindo a perspectiva da construção identitária de crianças pretas, negras, pardas por meio de uma proposta de intervenção pedagógica com docentes e crianças nos países Brasil, Angola e Colômbia. Tem como recorte temporal a promulgação da Lei nº: 10.639/2003/11.645/2008, que em 2023 completou duas décadas de ação afirmativa na sociedade brasileira, e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, bem como as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnicorraciais. Constitui uma investigação qualitativa em educação, realizada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica, intervenção pedagógica e análise de conteúdo, estabelecendo possibilidades de diálogo entre as políticas e práticas existentes nos países envolvidos. E tem como principais referenciais teóricos em infância os trabalhos de Tebet, na construção de identidade os escritos de Hall, para o debate das questões sociais, Arelaro e sobre as discussões de supremacia racial Diangelo, todos eles sob a ótica dialógica de Paulo Freire. Em uma análise preliminar é possível afirmar que embora a lei 10.639 já conte com duas décadas de sua promulgação, ainda há um grande senão em sua implementação efetiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13318_TB4137_20102024125339.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VENÍCIUS DE BRITO COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "coelho.marcus@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111776
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4137
    "inscrito_id" => 13318
    "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE QUESTÕES IDENTITÁRIAS DE CRIANÇAS NEGRAS E/OU AFRODESCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONEXÃO BRASIL, ANGOLA E COLÔMBIA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa participante em andamento no programa de Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, cujo objetivo é o de promover o diálogo com professores analisando e discutindo a perspectiva da construção identitária de crianças pretas, negras, pardas por meio de uma proposta de intervenção pedagógica com docentes e crianças nos países Brasil, Angola e Colômbia. Tem como recorte temporal a promulgação da Lei nº: 10.639/2003/11.645/2008, que em 2023 completou duas décadas de ação afirmativa na sociedade brasileira, e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, bem como as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnicorraciais. Constitui uma investigação qualitativa em educação, realizada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica, intervenção pedagógica e análise de conteúdo, estabelecendo possibilidades de diálogo entre as políticas e práticas existentes nos países envolvidos. E tem como principais referenciais teóricos em infância os trabalhos de Tebet, na construção de identidade os escritos de Hall, para o debate das questões sociais, Arelaro e sobre as discussões de supremacia racial Diangelo, todos eles sob a ótica dialógica de Paulo Freire. Em uma análise preliminar é possível afirmar que embora a lei 10.639 já conte com duas décadas de sua promulgação, ainda há um grande senão em sua implementação efetiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13318_TB4137_20102024125339.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VENÍCIUS DE BRITO COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "coelho.marcus@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa participante em andamento no programa de Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, cujo objetivo é o de promover o diálogo com professores analisando e discutindo a perspectiva da construção identitária de crianças pretas, negras, pardas por meio de uma proposta de intervenção pedagógica com docentes e crianças nos países Brasil, Angola e Colômbia. Tem como recorte temporal a promulgação da Lei nº: 10.639/2003/11.645/2008, que em 2023 completou duas décadas de ação afirmativa na sociedade brasileira, e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, bem como as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnicorraciais. Constitui uma investigação qualitativa em educação, realizada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica, intervenção pedagógica e análise de conteúdo, estabelecendo possibilidades de diálogo entre as políticas e práticas existentes nos países envolvidos. E tem como principais referenciais teóricos em infância os trabalhos de Tebet, na construção de identidade os escritos de Hall, para o debate das questões sociais, Arelaro e sobre as discussões de supremacia racial Diangelo, todos eles sob a ótica dialógica de Paulo Freire. Em uma análise preliminar é possível afirmar que embora a lei 10.639 já conte com duas décadas de sua promulgação, ainda há um grande senão em sua implementação efetiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.