Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DAS ARTES PARA O CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR EM AÇÃO

Palavra-chaves: CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE, ARTES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente texto demonstra parte dos resultados de uma pesquisa recentemente concluída e tem como objetivo explicitar ações formativas, desenvolvidas em um currículo de curso de formação de professore(a)s de uma universidade federal, localizada na região norte do Brasil em que seu desenho oficial tinha como eixo epistemológico a interdisciplinaridade. Esse curso foi criado para atender um público alvo definido e se deu em convênio com a Secretaria de Estado da Educação. A investigação da trajetória vivenciada foi apoiada pela lógica da complexidade e pela abordagem interdisciplinar. Foram realizadas observações participantes, obtidas ao longo da vivência do currículo e entrevista semiestruturada, gravada em áudio, com vinte professoras egressas do curso. O critério para a seleção desses sujeitos foi o de pertencerem a turmas diferentes em um universo de vinte e seis turmas do município de Rio Branco. Essa foi uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual procurou compreender as intencionalidades e os significados presentes, de forma explícita ou não, nas manifestações dos sujeitos informantes no ato das entrevistas e nos períodos de aulas. Na fase seguinte, operamos com a análise temática de conteúdo. Inicialmente fizemos leitura exaustiva do material transcrito para compor as várias possibilidades e aos poucos compatibilizar esse material em categorias de análise. Constatou-se que aspectos introdutórios do teatro e da literatura, proporcionados no período da formação indicaram que essas linguagens oferecem uma face importante a ser considerada para o processo de desenvolvimento curricular no ensino superior, como também da educação básica.

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