Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS, CIDADANIA E MEDIAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: TEORIAS DE GÊNERO, PÓS-ESTRUTURALISMO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Introdução: O presente trabalho tem como objetivo analisar as intervenções desenvolvidas pelo Projeto “Escola Legal” a partir de relatos de experiência. Espera-se problematizar acerca das interposições efetuadas por um dos eixos de tal Projeto, que diz relação à educação sexual nas escolas, quando envolta de violência. Metodologia: Constitui-se em um relato de experiência que aproxima pontos de contato e diálogo entre as teorizações do referencial pós-estruturalista a realidade vivida nas escolas. Resultados: Ao longo do trabalho desenvolvido pelas equipes do Projeto Escola Legal, na cidade de Caruaru, interior de PE, foi identificado, em uma escola, grupos de homossexuais que se assumiam como tal e ameaçavam outros grupos de indivíduos supostamente, também homossexuais, que não assumiam sua provável identidade sexual. Em tal caso, pode-se observar uma espécie de Bullying, de certa forma, não convencional, pelo fato de que, na maior parte dos casos, o que se encontra são grupos de pessoas que praticam as agressões repetitivas em direção aos indivíduos que se definem como homossexuais. Conclusões: Em educação, entender o pensamento e a realidade em termos relacionais, em suas tensões e conflitos que invariavelmente possibilitam desmanchar e reconstruir vivências, normas lugares e papéis. O direito a identidade está presente no rol dos direitos conhecidos como Direitos da Personalidade que são apresentados no Código Civil Brasileiro de 2002. Os Direitos Personalíssimos têm como características a intransmissibilidade, a irrenunciabilidade, a indisponibilidade. Reconhecer a identidade e orientação sexual é portanto indispensável a cidadania. Palavras-chave: teorias de gênero, pós-estruturalismo, educação.

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