Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DO PODCAST À WEB RÁDIO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PAUTADA NAS TRAMAS DO “AUDIOLER”

Palavra-chaves: PODCAST, WEB RÁDIO, TECNOLOGIA, DISCURSO, DISCURSO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este artigo é o resultado das experiências desenvolvidas no Projeto Observatório da Educação sob o título Linguagens, códigos e tecnologias: práticas de ensino de leitura e escrita na educação básica - ensino fundamental e médio. É importante observar que os estudos teóricos e as pesquisa de campo realizadas, no âmbito desse projeto, foram aplicadas à realidade encontrada na escola piloto Escola Estadual David Carneiro Ewbank no município de Franca-SP e essas se encontram em constante desenvolvimento. Foi proposto um modelo para o desenvolvimento de uma rádio web, partindo-se de oficinas de podcast e técnicas radiofônicas realizadas com alunos do ensino médio. A partir dessas oficinas foram produzidos episódios em podcast e do acúmulo desses a construção de uma grade de programação dando forma a uma web rádio. Na primeira etapa os episódios são pautados em temas da disciplina de sociologia que estão em consonância com a proposta curricular do Estado de São Paulo e com o Currículo Básico Comum para essa área, na segunda etapa são pautados em temas livres propostos pelos alunos. Na educação o discurso é produzido por diversos agentes como os órgãos da educação, a mídia, os documentos oficiais, os livros didáticos entre outros e reproduzidos pelas instituições educativas e os docentes os institucionalizam no dia a dia escolar. Essa experiência proporcionou dar “voz” de autoria a temas definidos e outros propostos pelos alunos, dessa forma desenvolveram uma pesquisa dentro e fora do espaço escolar utilizando a tecnologia dos dispositivos móveis e de computadores para produzirem pequenos programas de áudio com temas sociológicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.