Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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DIVERSIDADE RELIGIOSA E COTIDIANO ESCOLAR: NUANCES DESTA RELAÇÃO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: DIVERSIDADE RELIGIOSA, COTIDIANO ESCOLAR, PROFESSORES Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A pesquisa em curso tem como objetivo compreender quais são os impactos da diversidade religiosa no cotidiano escolar, identificando as concepções, desafios e iniciativas de professores do Ensino Fundamental em relação ao tema. Esta pesquisa não pretende se limitar a discussão do Ensino Religioso nas escolas, mas entender, pela narrativa dos professores, a presença da diversidade religiosa no espaço escolar, identificando como estes sujeitos compreendem o tema, que desafios enfrentam, que caminhos indicam. Busca-se aqui analisar a religião enquanto marca identitária dos sujeitos que se relacionam no espaço escolar, a partir da percepção dos professores. Neste sentido a pesquisa tem como objetivos: (i) identificar a percepção dos professores sobre religião, diversidade, tolerância e laicidade, caracterizando tempos, dinâmicas, expressões, sinais e ausências; (ii) compreender qual espaço a religião ocupa no espaço escolar e como tal espaço se relaciona ou não com uma educação para a diversidade e a tolerância; (iii) caracterizar possíveis práticas escolares voltadas para uma educação para a diversidade e a tolerância, considerando a multiplicidade de credos religiosos e demais marcas identitárias existentes. A metodologia elencada, de caráter qualitativo, parte da revisão da literatura existente acerca da temática - que conduz a quatro caminhos: o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a biblioteca online do OLE/ UFRJ, os GTs da ANPED e as revistas acadêmicas onde os eixos temáticos da pesquisa são mais recorrentes. O método de coleta de dados que visa atender às demandas da pesquisa é a entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos até o momento referem-se às buscas nos bancos de teses e dissertações disponíveis e à consulta à literatura pertinente à temática. Um dos fatores que mais salta à atenção é de que o número de trabalhos disponíveis acerca da temática nos programas de Pós-Graduação em Educação são ínfimos, quando comparados a outros programas. Isso pode ser um indicativo de que pouco se relaciona a diversidade religiosa e a educação para a tolerância com o cotidiano escolar, apesar dos inúmeros relatos de intolerância religiosa nas escolas do país nos últimos anos. Como a pesquisa em questão encontra-se em andamento as principais conclusões são relativas aos conceitos construídos pelo restrito grupo de pesquisadores que trataram da temática anteriormente.

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