Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DISCUSSÃO DO PAPEL DO USO DE CALCULADORAS RUDIMENTARES NO APRENDIZADO DE LOGARITMOS

Palavra-chaves: DIDÁTICA, MATERIAIS CONCRETOS, LOGARÍTMOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Médio Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados da aplicação de uma oficina que utilizou como subsídio principal “calculadoras rudimentares de logaritmos”. Este material concreto construído com papelão, canetinha e papel colorido, apresenta as bases dos logaritmos como fruto da relação entre duas sequências numéricas, sendo elas as conhecidas progressões aritmética e geométrica, respectivamente. Para construir este subsídio pedagógico, grafamos as sequências supracitadas no papelão com canetinhas hidrográficas e utilizamos tiras de papel colorido para destacar estas relações. A atividade aqui analisada foi aplicada em duas turmas de segundo ano de uma escola estadual do Rio de Janeiro, escola essa localizada no bairro de Pedra de Guaratiba. Nesta vivência, observamos que a utilização deste material específico apresentou um papel importante não só na compreensão e no aprendizado desse tema, mas também na quebra do receio em relação a este conteúdo, mostrando ser possível a compreensão de um conteúdo abstrato e considerado difícil por muitos, de uma forma mais clara e significativa, evidenciando a importância do uso de materiais concretos também no ensino médio. Esse trabalho é fundamentado pela aprendizagem significativa de David Ausubel (1982) e nas pesquisas sobre o uso de materiais concretos de Emma Castelnuovo (1970).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.