Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: CAMINHO CONSCIENTE PARA MEDIAR TAL QUESTÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111179
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3238
    "inscrito_id" => 11033
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: CAMINHO CONSCIENTE PARA MEDIAR TAL QUESTÃO"
    "resumo" => "Alguns autores vêm investigando sobre atividades educação e sexualidade, mais o tema vem sendo tratada nas licenciaturas principalmente nos Cursos de Pedagogia e como torna-se uma ferramenta extremamente importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Consequentemente, espera-se que as licenciaturas tenham um olhar com mais profundidade para disciplinas que contemplem tal temática. Nosso intuído com essa pesquisa fói investigar quais universidades da Baixada Fluminense estão oferecendo nos Cursos de Pedagogia disciplinas disponíveis nas Matrizes Curriculares das IES que corroboram com o objeto de estudo e que sejam facilitadoras para um trabalho consciente. Nessa perspectiva, a presente investigação visou desenvolver um estudo comparativo entre as matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia dessas universidades e da Universidade Iguaçu, sendo no mínimo duas delas da rede privada e duas da rede pública. Diante da perspectiva de uma análise da proposta didático-metodológica do que ensinar, para quem e onde ensinar e das demais atividades que contemplam a formação do pedagogo, fizemos uma leitura dos preceitos teóricos num conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade pontuando o tema educação e sexualidade que abarcam no Curso de Pedagogia. Desta forma, analisar os aspectos específicos das matrizes curriculares em consonância com o uso de um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e como está organizado, didaticamente, a partir das ementas e objetivos que constam nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Pedagogia. Por fim, após os devidos resultados finais propomos a organização de tabelas e gráficos das disciplinas identificadas, priorizando os saberes de modo que possa estabelecer relações, construir conceitos, competências necessárias e fundamentais a formação dos discentes nas licenciaturas, trazendo cada vez mais embasamento teórico-prático que está sendo oferecido, por meio de palestras ressaltando a educação e a sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11033_TB3238_18102024010217.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO VINÍCIUS FRAZÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "professor.viniciusedf@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111179
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3238
    "inscrito_id" => 11033
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: CAMINHO CONSCIENTE PARA MEDIAR TAL QUESTÃO"
    "resumo" => "Alguns autores vêm investigando sobre atividades educação e sexualidade, mais o tema vem sendo tratada nas licenciaturas principalmente nos Cursos de Pedagogia e como torna-se uma ferramenta extremamente importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Consequentemente, espera-se que as licenciaturas tenham um olhar com mais profundidade para disciplinas que contemplem tal temática. Nosso intuído com essa pesquisa fói investigar quais universidades da Baixada Fluminense estão oferecendo nos Cursos de Pedagogia disciplinas disponíveis nas Matrizes Curriculares das IES que corroboram com o objeto de estudo e que sejam facilitadoras para um trabalho consciente. Nessa perspectiva, a presente investigação visou desenvolver um estudo comparativo entre as matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia dessas universidades e da Universidade Iguaçu, sendo no mínimo duas delas da rede privada e duas da rede pública. Diante da perspectiva de uma análise da proposta didático-metodológica do que ensinar, para quem e onde ensinar e das demais atividades que contemplam a formação do pedagogo, fizemos uma leitura dos preceitos teóricos num conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade pontuando o tema educação e sexualidade que abarcam no Curso de Pedagogia. Desta forma, analisar os aspectos específicos das matrizes curriculares em consonância com o uso de um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e como está organizado, didaticamente, a partir das ementas e objetivos que constam nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Pedagogia. Por fim, após os devidos resultados finais propomos a organização de tabelas e gráficos das disciplinas identificadas, priorizando os saberes de modo que possa estabelecer relações, construir conceitos, competências necessárias e fundamentais a formação dos discentes nas licenciaturas, trazendo cada vez mais embasamento teórico-prático que está sendo oferecido, por meio de palestras ressaltando a educação e a sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11033_TB3238_18102024010217.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO VINÍCIUS FRAZÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "professor.viniciusedf@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Alguns autores vêm investigando sobre atividades educação e sexualidade, mais o tema vem sendo tratada nas licenciaturas principalmente nos Cursos de Pedagogia e como torna-se uma ferramenta extremamente importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Consequentemente, espera-se que as licenciaturas tenham um olhar com mais profundidade para disciplinas que contemplem tal temática. Nosso intuído com essa pesquisa fói investigar quais universidades da Baixada Fluminense estão oferecendo nos Cursos de Pedagogia disciplinas disponíveis nas Matrizes Curriculares das IES que corroboram com o objeto de estudo e que sejam facilitadoras para um trabalho consciente. Nessa perspectiva, a presente investigação visou desenvolver um estudo comparativo entre as matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia dessas universidades e da Universidade Iguaçu, sendo no mínimo duas delas da rede privada e duas da rede pública. Diante da perspectiva de uma análise da proposta didático-metodológica do que ensinar, para quem e onde ensinar e das demais atividades que contemplam a formação do pedagogo, fizemos uma leitura dos preceitos teóricos num conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade pontuando o tema educação e sexualidade que abarcam no Curso de Pedagogia. Desta forma, analisar os aspectos específicos das matrizes curriculares em consonância com o uso de um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e como está organizado, didaticamente, a partir das ementas e objetivos que constam nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Pedagogia. Por fim, após os devidos resultados finais propomos a organização de tabelas e gráficos das disciplinas identificadas, priorizando os saberes de modo que possa estabelecer relações, construir conceitos, competências necessárias e fundamentais a formação dos discentes nas licenciaturas, trazendo cada vez mais embasamento teórico-prático que está sendo oferecido, por meio de palestras ressaltando a educação e a sexualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.