Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DIDÁTICAS E AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO ACOLHEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLSUIVA, MEDIAÇÃO ESCOLAR, AVALIAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11116
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "DIDÁTICAS E AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO ACOLHEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A experiência de inserção em uma sala de aula é de fundamental importância para alunos de um curso de licenciatura. E são exatamente sobre essas experiências que o presente trabalho se propõe apresentar, baseado no programa de iniciação a docência (PIBID), que realiza um diálogo entre a Universidade Federal Fluminense e uma escola pública do distrito de Santo Antônio de Pádua – RJ, em uma turma de ensino fundamental, através de um projeto de Inclusão Escolar. \r\n
      O Objetivo geral é apresentar as abordagens pedagógicas na prática de mediação escolar, atuando com uma aluna que apresenta um processo de aprendizagem específico, de forma a potencializar sua aprendizagem e minimizar suas dificuldades com adaptações pedagógicas lúdicas e interativas. Pretende-se estimular a socialização da educanda nas relações escolares, buscando desconstruir estigmas que são colocados naquele que apresenta um processo de aprendizagem num tempo diferenciado,  desconstruindo ainda o estranhamento que se apresenta com a inserção da mediação escolar na turma. \r\n
      Houve melhora na socialização com colegas e professor, como resultado de práticas pedagógicas, como dinâmicas de integração, desfazendo assim a distância entre os alunos, a fim de modificar práticas que reforçam as diferenças, desigualdades e exclusão escolar. \r\n
      Com isso, observamos uma apropriação por parte da educanda de diferenciação de cores, avanço significativo em relação a escrita e operações matemáticas em situações práticas, que até então eram desconhecidas. \r\n
      Observamos diante desse processo que, a atuação do educador deve ser no sentido de potencializar todos os seus alunos, independente de possuírem diagnósticos ou não. E para isso, muitas vezes algumas tecnologias se farão necessárias, como a figura do mediador escolar e atividades específicas, para um efetivo aprendizado, que deve acontecer diariamente e de modo singular para cada um, assim como deve estar pautada a concepção de avaliação do professor, que conhece os ganhos e complexidade dos processos de cada um dos seus alunos.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Diversidade e Diferença"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLSUIVA, MEDIAÇÃO ESCOLAR, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA7_ID1457_29052015135818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THACIO AZEVEDO LADEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THACIO"
    "autor_email" => "thacio.azladeira@hotmail."
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11116
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "DIDÁTICAS E AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO ACOLHEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A experiência de inserção em uma sala de aula é de fundamental importância para alunos de um curso de licenciatura. E são exatamente sobre essas experiências que o presente trabalho se propõe apresentar, baseado no programa de iniciação a docência (PIBID), que realiza um diálogo entre a Universidade Federal Fluminense e uma escola pública do distrito de Santo Antônio de Pádua – RJ, em uma turma de ensino fundamental, através de um projeto de Inclusão Escolar. \r\n
      O Objetivo geral é apresentar as abordagens pedagógicas na prática de mediação escolar, atuando com uma aluna que apresenta um processo de aprendizagem específico, de forma a potencializar sua aprendizagem e minimizar suas dificuldades com adaptações pedagógicas lúdicas e interativas. Pretende-se estimular a socialização da educanda nas relações escolares, buscando desconstruir estigmas que são colocados naquele que apresenta um processo de aprendizagem num tempo diferenciado,  desconstruindo ainda o estranhamento que se apresenta com a inserção da mediação escolar na turma. \r\n
      Houve melhora na socialização com colegas e professor, como resultado de práticas pedagógicas, como dinâmicas de integração, desfazendo assim a distância entre os alunos, a fim de modificar práticas que reforçam as diferenças, desigualdades e exclusão escolar. \r\n
      Com isso, observamos uma apropriação por parte da educanda de diferenciação de cores, avanço significativo em relação a escrita e operações matemáticas em situações práticas, que até então eram desconhecidas. \r\n
      Observamos diante desse processo que, a atuação do educador deve ser no sentido de potencializar todos os seus alunos, independente de possuírem diagnósticos ou não. E para isso, muitas vezes algumas tecnologias se farão necessárias, como a figura do mediador escolar e atividades específicas, para um efetivo aprendizado, que deve acontecer diariamente e de modo singular para cada um, assim como deve estar pautada a concepção de avaliação do professor, que conhece os ganhos e complexidade dos processos de cada um dos seus alunos.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Diversidade e Diferença"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLSUIVA, MEDIAÇÃO ESCOLAR, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA7_ID1457_29052015135818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THACIO AZEVEDO LADEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THACIO"
    "autor_email" => "thacio.azladeira@hotmail."
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A experiência de inserção em uma sala de aula é de fundamental importância para alunos de um curso de licenciatura. E são exatamente sobre essas experiências que o presente trabalho se propõe apresentar, baseado no programa de iniciação a docência (PIBID), que realiza um diálogo entre a Universidade Federal Fluminense e uma escola pública do distrito de Santo Antônio de Pádua – RJ, em uma turma de ensino fundamental, através de um projeto de Inclusão Escolar. O Objetivo geral é apresentar as abordagens pedagógicas na prática de mediação escolar, atuando com uma aluna que apresenta um processo de aprendizagem específico, de forma a potencializar sua aprendizagem e minimizar suas dificuldades com adaptações pedagógicas lúdicas e interativas. Pretende-se estimular a socialização da educanda nas relações escolares, buscando desconstruir estigmas que são colocados naquele que apresenta um processo de aprendizagem num tempo diferenciado, desconstruindo ainda o estranhamento que se apresenta com a inserção da mediação escolar na turma. Houve melhora na socialização com colegas e professor, como resultado de práticas pedagógicas, como dinâmicas de integração, desfazendo assim a distância entre os alunos, a fim de modificar práticas que reforçam as diferenças, desigualdades e exclusão escolar. Com isso, observamos uma apropriação por parte da educanda de diferenciação de cores, avanço significativo em relação a escrita e operações matemáticas em situações práticas, que até então eram desconhecidas. Observamos diante desse processo que, a atuação do educador deve ser no sentido de potencializar todos os seus alunos, independente de possuírem diagnósticos ou não. E para isso, muitas vezes algumas tecnologias se farão necessárias, como a figura do mediador escolar e atividades específicas, para um efetivo aprendizado, que deve acontecer diariamente e de modo singular para cada um, assim como deve estar pautada a concepção de avaliação do professor, que conhece os ganhos e complexidade dos processos de cada um dos seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.