Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DIDÁTICA E DOCÊNCIA NA VISÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, DOCÊNCIA, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11115
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "DIDÁTICA E DOCÊNCIA NA VISÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O trabalho resulta de uma pesquisa, financiada pela FAPERJ, sobre o que prevalece como Didática em cursos de formação docente e seus efeitos para o processo de constituição profissional de futuros professores. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma Universidade Federal, envolvendo 14 cursos de licenciatura e cerca de 800 estudantes. Pautou-se pelo objetivo de analisar conhecimentos sobre a docência construídos através do estudo de Didática por futuros professores e as suas contribuições para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes, mais detidamente no que se refere ao que faz o professor formador, em Didática, para ensinar a ensinar. A fundamentação teórica baseou-se nas ideias de Roldão (2005, 2007), Shulman (1986; 1987; 2004), Gauthier (1998) e Cochran-Smith & Lytle (1999). A investigação foi desenvolvida através da aplicação de um questionário, com questões fechadas e abertas e a realização de grupos de discussão. Este trabalho se ocupará exclusivamente com a abordagem da licenciatura em Pedagogia, atendo-se nos dados obtidos com a aplicação do questionário, cujos resultados confirmam que as práticas dos professores formadores são parâmetros de constituição da futura prática profissional docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, DOCÊNCIA, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA2_ID1684_28052015234506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA PINHEIRO"
    "autor_email" => "omtatpinheiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11115
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "DIDÁTICA E DOCÊNCIA NA VISÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O trabalho resulta de uma pesquisa, financiada pela FAPERJ, sobre o que prevalece como Didática em cursos de formação docente e seus efeitos para o processo de constituição profissional de futuros professores. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma Universidade Federal, envolvendo 14 cursos de licenciatura e cerca de 800 estudantes. Pautou-se pelo objetivo de analisar conhecimentos sobre a docência construídos através do estudo de Didática por futuros professores e as suas contribuições para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes, mais detidamente no que se refere ao que faz o professor formador, em Didática, para ensinar a ensinar. A fundamentação teórica baseou-se nas ideias de Roldão (2005, 2007), Shulman (1986; 1987; 2004), Gauthier (1998) e Cochran-Smith & Lytle (1999). A investigação foi desenvolvida através da aplicação de um questionário, com questões fechadas e abertas e a realização de grupos de discussão. Este trabalho se ocupará exclusivamente com a abordagem da licenciatura em Pedagogia, atendo-se nos dados obtidos com a aplicação do questionário, cujos resultados confirmam que as práticas dos professores formadores são parâmetros de constituição da futura prática profissional docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, DOCÊNCIA, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA2_ID1684_28052015234506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA PINHEIRO"
    "autor_email" => "omtatpinheiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa, financiada pela FAPERJ, sobre o que prevalece como Didática em cursos de formação docente e seus efeitos para o processo de constituição profissional de futuros professores. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma Universidade Federal, envolvendo 14 cursos de licenciatura e cerca de 800 estudantes. Pautou-se pelo objetivo de analisar conhecimentos sobre a docência construídos através do estudo de Didática por futuros professores e as suas contribuições para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes, mais detidamente no que se refere ao que faz o professor formador, em Didática, para ensinar a ensinar. A fundamentação teórica baseou-se nas ideias de Roldão (2005, 2007), Shulman (1986; 1987; 2004), Gauthier (1998) e Cochran-Smith & Lytle (1999). A investigação foi desenvolvida através da aplicação de um questionário, com questões fechadas e abertas e a realização de grupos de discussão. Este trabalho se ocupará exclusivamente com a abordagem da licenciatura em Pedagogia, atendo-se nos dados obtidos com a aplicação do questionário, cujos resultados confirmam que as práticas dos professores formadores são parâmetros de constituição da futura prática profissional docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.