Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DIÁRIOS VISUAIS: RELATO DE PRÁTICAS CURRICULARES EMANCIPATÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO EM ANGRA DOS REIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, COTIDIANO, ECOLOGIA DOS SABERES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Médio
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11114
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 1738
    "titulo" => "DIÁRIOS VISUAIS: RELATO DE PRÁTICAS CURRICULARES EMANCIPATÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO EM ANGRA DOS REIS"
    "resumo" => "RESUMO: Metamorfoseando o cotidiano escolar como um universo, com estrelas e planetas realizando seu ciclo por vezes impecável, por vezes não, o presente trabalho captura dentro deste complexo universo práticas com a linguagem, a partir da narrativa de uma professora da educação básica, de seres diferenciados que buscam por algo em sua vida. Convivendo com as ordens e desordens dos planetas, criam imprevisivelmente novos conhecimentos, re/des/tecendo seus cotidianos. Esses seres, praticantes destes universos escolares, sentem em seus corpos as tensões produzidas nas redes escolares, construindo, cada um a sua forma, questões que eclodem nos múltiplos espaçostempos da educação básica. Assim, o presente trabalho captura algumas dessas táticas utilizadas por estes seres/corpos e modos juvenis, com foco em suas conversas, suas aceitações, rebeldias, sua produção ética e estética, sua forma de estar nesses universos dos cotidianos escolares ou nos mundos fora da escola. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca metamorfosear universos, tecendo redes com outros fios do cotidiano, buscando repensar os múltiplos espaços diferenciados de todos os dias. A partir de tais práticas, tornou-se possível tecer, por meio dos muitos artifícios da linguagem, aquilo que os seres/corpos captaram, guardaram para si, em suas experiências cotidianamente dentrofora dos espaços escolares. Assim, ao adaptar a ideia do filme Escritores da Liberdade com a ferramenta sketch book em um tipo de produção chamada diário visual, constituem-se novos espaços de burla, negociação e improvisações que deslocam os currículos oficiais e produzem práticas emancipatórias a partir da legitimação do outro como sujeito de saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, COTIDIANO, ECOLOGIA DOS SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA3_ID1738_07062015184753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILZA LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WILZA LIMA"
    "autor_email" => "willprofartes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UBM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11114
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 1738
    "titulo" => "DIÁRIOS VISUAIS: RELATO DE PRÁTICAS CURRICULARES EMANCIPATÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO EM ANGRA DOS REIS"
    "resumo" => "RESUMO: Metamorfoseando o cotidiano escolar como um universo, com estrelas e planetas realizando seu ciclo por vezes impecável, por vezes não, o presente trabalho captura dentro deste complexo universo práticas com a linguagem, a partir da narrativa de uma professora da educação básica, de seres diferenciados que buscam por algo em sua vida. Convivendo com as ordens e desordens dos planetas, criam imprevisivelmente novos conhecimentos, re/des/tecendo seus cotidianos. Esses seres, praticantes destes universos escolares, sentem em seus corpos as tensões produzidas nas redes escolares, construindo, cada um a sua forma, questões que eclodem nos múltiplos espaçostempos da educação básica. Assim, o presente trabalho captura algumas dessas táticas utilizadas por estes seres/corpos e modos juvenis, com foco em suas conversas, suas aceitações, rebeldias, sua produção ética e estética, sua forma de estar nesses universos dos cotidianos escolares ou nos mundos fora da escola. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca metamorfosear universos, tecendo redes com outros fios do cotidiano, buscando repensar os múltiplos espaços diferenciados de todos os dias. A partir de tais práticas, tornou-se possível tecer, por meio dos muitos artifícios da linguagem, aquilo que os seres/corpos captaram, guardaram para si, em suas experiências cotidianamente dentrofora dos espaços escolares. Assim, ao adaptar a ideia do filme Escritores da Liberdade com a ferramenta sketch book em um tipo de produção chamada diário visual, constituem-se novos espaços de burla, negociação e improvisações que deslocam os currículos oficiais e produzem práticas emancipatórias a partir da legitimação do outro como sujeito de saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, COTIDIANO, ECOLOGIA DOS SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA3_ID1738_07062015184753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILZA LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WILZA LIMA"
    "autor_email" => "willprofartes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UBM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

RESUMO: Metamorfoseando o cotidiano escolar como um universo, com estrelas e planetas realizando seu ciclo por vezes impecável, por vezes não, o presente trabalho captura dentro deste complexo universo práticas com a linguagem, a partir da narrativa de uma professora da educação básica, de seres diferenciados que buscam por algo em sua vida. Convivendo com as ordens e desordens dos planetas, criam imprevisivelmente novos conhecimentos, re/des/tecendo seus cotidianos. Esses seres, praticantes destes universos escolares, sentem em seus corpos as tensões produzidas nas redes escolares, construindo, cada um a sua forma, questões que eclodem nos múltiplos espaçostempos da educação básica. Assim, o presente trabalho captura algumas dessas táticas utilizadas por estes seres/corpos e modos juvenis, com foco em suas conversas, suas aceitações, rebeldias, sua produção ética e estética, sua forma de estar nesses universos dos cotidianos escolares ou nos mundos fora da escola. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca metamorfosear universos, tecendo redes com outros fios do cotidiano, buscando repensar os múltiplos espaços diferenciados de todos os dias. A partir de tais práticas, tornou-se possível tecer, por meio dos muitos artifícios da linguagem, aquilo que os seres/corpos captaram, guardaram para si, em suas experiências cotidianamente dentrofora dos espaços escolares. Assim, ao adaptar a ideia do filme Escritores da Liberdade com a ferramenta sketch book em um tipo de produção chamada diário visual, constituem-se novos espaços de burla, negociação e improvisações que deslocam os currículos oficiais e produzem práticas emancipatórias a partir da legitimação do outro como sujeito de saber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.