Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DESIGUALDADES SOCIAIS NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Palavra-chaves: DESIGUALDADES SOCIAIS, PROEJA, EJA, EDUCAÇÃO E TRABALHO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11111
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 360
    "inscrito_id" => 1568
    "titulo" => "DESIGUALDADES SOCIAIS NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO"
    "resumo" => "A questão das desigualdades sociais tem sido tema de debates e preocupações no âmbito das políticas educacionais e em especial na Educação de Jovens e Adultos – EJA, considerando que, historicamente, a EJA é oferecida para os sujeitos que tiveram seus percursos escolares iniciados tardiamente pela condição de trabalhadores, percursos esses marcados por diversos processos de desigualdades vividos. O presente trabalho, fruto de dissertação de Mestrado já concluído no Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais na FFP/UERJ, teve como objeto o PROEJA – Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - IF Sertão Pernambucano/Petrolina, em que um dos nossos objetivos foi analisar as concepções dos professores e estudantes sobre desigualdades sociais, considerando seu histórico e seus aspectos atuais. Inserido no contexto da região Nordeste do Brasil, pesquisar e compreender como as desigualdades sociais são expressadas nas concepções de professores e estudantes do Programa se configura problemática de grande relevância, posto que em recentes eventos do campo da EJA, a exemplo do Diálogos com Paulo Freire em Natal-RN, do SEJA na PUC RIO e do CONPEJA em Campos dos Goytacazes-RJ, o tema e o objeto de pesquisa veicula uma contribuição para análises que enlaçam desigualdades sociais e projetos em disputa pela formação de jovens e adultos trabalhadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "DESIGUALDADES SOCIAIS, PROEJA, EJA, EDUCAÇÃO E TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA9_ID1568_25052015203612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA ARAÚJO RIBEIRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "marciaarlima@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11111
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 360
    "inscrito_id" => 1568
    "titulo" => "DESIGUALDADES SOCIAIS NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO"
    "resumo" => "A questão das desigualdades sociais tem sido tema de debates e preocupações no âmbito das políticas educacionais e em especial na Educação de Jovens e Adultos – EJA, considerando que, historicamente, a EJA é oferecida para os sujeitos que tiveram seus percursos escolares iniciados tardiamente pela condição de trabalhadores, percursos esses marcados por diversos processos de desigualdades vividos. O presente trabalho, fruto de dissertação de Mestrado já concluído no Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais na FFP/UERJ, teve como objeto o PROEJA – Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - IF Sertão Pernambucano/Petrolina, em que um dos nossos objetivos foi analisar as concepções dos professores e estudantes sobre desigualdades sociais, considerando seu histórico e seus aspectos atuais. Inserido no contexto da região Nordeste do Brasil, pesquisar e compreender como as desigualdades sociais são expressadas nas concepções de professores e estudantes do Programa se configura problemática de grande relevância, posto que em recentes eventos do campo da EJA, a exemplo do Diálogos com Paulo Freire em Natal-RN, do SEJA na PUC RIO e do CONPEJA em Campos dos Goytacazes-RJ, o tema e o objeto de pesquisa veicula uma contribuição para análises que enlaçam desigualdades sociais e projetos em disputa pela formação de jovens e adultos trabalhadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "DESIGUALDADES SOCIAIS, PROEJA, EJA, EDUCAÇÃO E TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA9_ID1568_25052015203612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA ARAÚJO RIBEIRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "marciaarlima@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A questão das desigualdades sociais tem sido tema de debates e preocupações no âmbito das políticas educacionais e em especial na Educação de Jovens e Adultos – EJA, considerando que, historicamente, a EJA é oferecida para os sujeitos que tiveram seus percursos escolares iniciados tardiamente pela condição de trabalhadores, percursos esses marcados por diversos processos de desigualdades vividos. O presente trabalho, fruto de dissertação de Mestrado já concluído no Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais na FFP/UERJ, teve como objeto o PROEJA – Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - IF Sertão Pernambucano/Petrolina, em que um dos nossos objetivos foi analisar as concepções dos professores e estudantes sobre desigualdades sociais, considerando seu histórico e seus aspectos atuais. Inserido no contexto da região Nordeste do Brasil, pesquisar e compreender como as desigualdades sociais são expressadas nas concepções de professores e estudantes do Programa se configura problemática de grande relevância, posto que em recentes eventos do campo da EJA, a exemplo do Diálogos com Paulo Freire em Natal-RN, do SEJA na PUC RIO e do CONPEJA em Campos dos Goytacazes-RJ, o tema e o objeto de pesquisa veicula uma contribuição para análises que enlaçam desigualdades sociais e projetos em disputa pela formação de jovens e adultos trabalhadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.