Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DESENVOLVIMENTO DO CLUBE DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CMRJ

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTE NA EDUCAÇÃO, CRITICIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente artigo resume uma pesquisa sobre a utilização da História da Matemática no ensino básico do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) através de manifestações artísticas, fazendo uso do teatro, para que alunos percebam a matemática como uma ciência temporal, humana e sujeita a interferências políticas e sociais e, dessa forma, desenvolvam a criticidade, aumentem a sensibilidade e o senso de solidariedade. A partir de um tema da história envolvendo fatos matemáticos os alunos pesquisam, escrevem uma peça teatral e encenam para um público formado por pessoas da comunidade escolar. Como a intenção é tornar essa prática efetiva, a pesquisa culmina na fundação do Clube de História da Matemática, espaço onde, espera-se, atividades recorrentes sejam desenvolvidas, atraindo alunos afeitos tanto às ciências humanas e sociais como às ciências exatas. Realiza-se um estudo de caso com observação participante, por ser o primeiro autor também professor do CMRJ. Este estudo busca referência teórica principalmente em autores relacionados à História da Matemática, Arte na Educação, gestão democrática, relações de poder e na legislação vigente. A pesquisa aponta a importância do trabalho com a história e com a arte e nos leva a concluir que, para formar cidadãos participativos e críticos, o primeiro passo é a sociedade tornar-se participativa e crítica, sendo a escola o principal locus para tal formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.