MALLMANN, Laureen Gabriele et al.. Palco ampl-if-icado: verter para além do palco. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111003>. Acesso em: 25/12/2024 10:13
Este trabalho examina o enriquecedor processo de criação teatral do curso Palco Ampl-IF-icado (curso FIC (Formação integral continuada), coordenado pelo professor Marcio Luiz Bess, coordenador do Laboratório Voa no IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. E ministrado pela professora em regime de colaboração externa, Laureen Gabriele Mallmann), que acontece em sua segunda edição, tendo iniciado no primeiro semestre de 2023, e contando, em cada edição, com 20 alunos, entre comunidade interna e externa do Campus. Reunindo-se semanalmente, o grupo busca, praticar teatro de maneira autônoma e colaborativa. Central para essa experiência é a diversidade, e o respeito as diferenças, que guiam a composição do grupo. A autonomia mostra-se como o alicerce desse trabalho, evidenciada pelo engajamento voluntário dos alunos que, motivados por seu afeto pelo teatro, transcendem limitações curriculares e turmas. Ao explorar diferentes abordagens teatrais, o grupo não só nutre a expressão criativa, como também fomenta a coletividade e a colaboração. Assim, o teatro ganha, além de sua dimensão de educação estética, a dimensão sócio-política, desencadeando um processo de ampliação da cidadania. A experiência ressalta o processo de criação e ensaios, como um laboratório de sociabilidade, que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e conexão coexistindo em um sistema. Onde percebemos a coletividade como mola propulsora de relações e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Em resumo, este trabalho destaca a jornada do curso Palco Ampl-IF-icado, como um exemplo de como a autonomia e a criatividade podem se unir para promover experiências coletivas enriquecedoras. Uma busca por um fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética está intrinsecamente acoplada a estética. Uma ação cultural educativa, onde a arte não comenta a vida, mas participa dela!