Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER: ESTUDO SOBRE A COMPOSIÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DE 2000 A 2014

Palavra-chaves: JOVENS E ADULTOS, PRÉ-UNIVERSITÁRIO SOCIAL, AÇÃO AFIRMATIVA Pôster (PO) / Poster Submission Minorias; movimentos e sujeitos sociais Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Nestes últimos anos, constata-se crescente debate sobre a inclusão social e acirradas discussões focadas nas políticas voltadas para ações afirmativas. Estas ações têm por finalidade promover o acesso a bens sociais e culturais dos diversos grupos que se encontram em situação de discriminação e exclusão. Junto a esses conflitos sociais pelos quais ainda passa a sociedade, tendo em vista a crescente privatização do ensino superior, começam a surgir no final dos anos 90 os cursos pré-vestibulares sociais com a finalidade de oportunizar aos jovens oriundos de classes populares o acesso ao ensino superior. Os Projetos de extensão universitária voltados para o acesso de jovens e adultos de camadas populares ao ensino superior, os denominados cursos pré-vestibulares sociais existentes na Universidade Federal Fluminense constituem importantes núcleos de fomento desenvolvendo ações que têm por finalidade promover o acesso a bens sociais e culturais dos diversos grupos que se encontram em situação de discriminação e exclusão. O Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber desta universidade tem como finalidade contribuir com um espaço educativo onde os jovens/adultos, egressos da rede pública de ensino, tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para competir por vagas nas Universidades Públicas em condições mais igualitárias. Este estudo traz uma análise da composição social dos alunos atendidos, bem como apresenta uma reflexão sobre os índices de evasão e de aprovação nos vestibulares nas diferentes universidades públicas do estado do Rio de Janeiro no período de 2000 a 2014. A proposta deste projeto é a de estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática, tendo como objetivo auxiliar sua clientela para uma melhor preparação para o exame vestibular, sem perder de vista uma educação que vise o desenvolvimento do senso crítico e o progressivo exercício da cidadania.

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