Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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CULTURA ESCOLAR E FEMINALIDADE NO SÉCULO XX: O GÊNERO IMPRESSO NOS MANUAIS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: FEMINALIDADE, CULTURA ESCOLAR, MAGISTÉRIO Pôster (PO) / Poster Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A pesquisa apresenta indícios históricos da feminilidade impressa nos manuais didáticos do magistério capixaba durante o século XX. A metodologia desenvolvida foi o estudo exploratório, utilizando técnicas qualitativas. A categoria cultura escolar foi tomada como possibilidade de interpretação da prática do interior da escola, a partir dos registros impressos. Como resultado, os acervos pesquisados nos apresentam as normas, os saberes, a relação de ensino, as condutas, as práticas de comportamentos de gênero que estão materializados nos manuais didáticos. Logo se tem a ênfase de um movimento diacrônico da figura feminina. Representada como mãe, profissional, das relações políticas e religiosas, todas impressas no acervo tomado em pesquisa. Os impressos didáticos traduzem as relações de poder e gênero feminino na historiografia da educação capixaba, principalmente no que tange a valorização da pátria e da feminalidade nos processos educativos.

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