Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA DANÇA EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110855
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2784
    "inscrito_id" => 1102
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA DANÇA EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO RN"
    "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2020 e 2022 que trata sobre o ensino da dança na escola, focalizando a atuação do gênero masculino como eixo central dessa discussão. O objetivo geral do trabalho propôs realizar uma análise acerca das interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. O referencial teórico discute o corpo e o seu percurso histórico-cultural, reafirmando a história e a cultura como fatores de moldagem social desde as civilizações mais remotas, e como este corpo vem se constituindo na cultura atual da sociedade capitalista. Paralelo a isso, buscou-se fazer um breve compêndio de como a dança se expressa no currículo nacional brasileiro a partir dos atuais documentos orientadores para as três etapas da educação básica. Delimitamos, como aporte metodológico para a realização deste estudo qualitativo a análise dos fenômenos que ocorrem/ocorreram no cenário escolar. Contamos com a participação de cinco sujeitos: duas professoras da educação básica e três homens dançarinos, que colaboraram com a pesquisa através de encontros coletivos realizados através da roda de conversa. A organização dos resultados da pesquisa apresenta evidências acerca da acentuação de gênero na dança no contexto escolar, levando em conta fatores como as etapas de ensino que mais/menos estão adeptas ao ensino da dança como conteúdo, ou mesmo a sistematização do processo educativo formal que desvincula o ensino das práticas mais lúdicas e com foco mais conteudista. Os resultados evidenciam, ainda, as danças mais/menos aceitas pelos alunos nos contextos da investigação, em que se privilegia a dança em pares e evidencia a acentuação às questões heteronormativas ligadas à dança no tocante a quem conduz e quem é conduzido na cena."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1102_TB2784_08042024164230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DORGIVAL BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Dorgival Bezerr"
    "autor_email" => "dorgsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110855
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2784
    "inscrito_id" => 1102
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA DANÇA EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO RN"
    "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2020 e 2022 que trata sobre o ensino da dança na escola, focalizando a atuação do gênero masculino como eixo central dessa discussão. O objetivo geral do trabalho propôs realizar uma análise acerca das interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. O referencial teórico discute o corpo e o seu percurso histórico-cultural, reafirmando a história e a cultura como fatores de moldagem social desde as civilizações mais remotas, e como este corpo vem se constituindo na cultura atual da sociedade capitalista. Paralelo a isso, buscou-se fazer um breve compêndio de como a dança se expressa no currículo nacional brasileiro a partir dos atuais documentos orientadores para as três etapas da educação básica. Delimitamos, como aporte metodológico para a realização deste estudo qualitativo a análise dos fenômenos que ocorrem/ocorreram no cenário escolar. Contamos com a participação de cinco sujeitos: duas professoras da educação básica e três homens dançarinos, que colaboraram com a pesquisa através de encontros coletivos realizados através da roda de conversa. A organização dos resultados da pesquisa apresenta evidências acerca da acentuação de gênero na dança no contexto escolar, levando em conta fatores como as etapas de ensino que mais/menos estão adeptas ao ensino da dança como conteúdo, ou mesmo a sistematização do processo educativo formal que desvincula o ensino das práticas mais lúdicas e com foco mais conteudista. Os resultados evidenciam, ainda, as danças mais/menos aceitas pelos alunos nos contextos da investigação, em que se privilegia a dança em pares e evidencia a acentuação às questões heteronormativas ligadas à dança no tocante a quem conduz e quem é conduzido na cena."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1102_TB2784_08042024164230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DORGIVAL BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Dorgival Bezerr"
    "autor_email" => "dorgsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2020 e 2022 que trata sobre o ensino da dança na escola, focalizando a atuação do gênero masculino como eixo central dessa discussão. O objetivo geral do trabalho propôs realizar uma análise acerca das interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. O referencial teórico discute o corpo e o seu percurso histórico-cultural, reafirmando a história e a cultura como fatores de moldagem social desde as civilizações mais remotas, e como este corpo vem se constituindo na cultura atual da sociedade capitalista. Paralelo a isso, buscou-se fazer um breve compêndio de como a dança se expressa no currículo nacional brasileiro a partir dos atuais documentos orientadores para as três etapas da educação básica. Delimitamos, como aporte metodológico para a realização deste estudo qualitativo a análise dos fenômenos que ocorrem/ocorreram no cenário escolar. Contamos com a participação de cinco sujeitos: duas professoras da educação básica e três homens dançarinos, que colaboraram com a pesquisa através de encontros coletivos realizados através da roda de conversa. A organização dos resultados da pesquisa apresenta evidências acerca da acentuação de gênero na dança no contexto escolar, levando em conta fatores como as etapas de ensino que mais/menos estão adeptas ao ensino da dança como conteúdo, ou mesmo a sistematização do processo educativo formal que desvincula o ensino das práticas mais lúdicas e com foco mais conteudista. Os resultados evidenciam, ainda, as danças mais/menos aceitas pelos alunos nos contextos da investigação, em que se privilegia a dança em pares e evidencia a acentuação às questões heteronormativas ligadas à dança no tocante a quem conduz e quem é conduzido na cena.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.