Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CONTRIBUIÇÕES DAS GEOTECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE BAIXA VISÃO

Palavra-chaves: GEOTECNOLOGIAS, ENSINO, BAIXA VISÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

As geotecnologias têm contribuído de forma significativa no ensino de Geografia, dentre as quais merecem destaque aplicativos de código aberto como o Google Earth, por exemplo. Além disso, a redação dos novos paradigmas curriculares nacionais contempla a utilização de tecnologias no ensino de forma que colaborem como instrumentos precursores ao processo de construção do conhecimento. Vale salientar que a construção do conhecimento é diferenciada de acordo com as habilidades cognitivas de cada indivíduo, independente se o mesmo apresentar algum tipo de deficiência ou não. Nesse âmbito, o presente artigo busca demonstrar atividades pedagógicas que estabeleçam relações entre o ensino de Geografia, a utilização de Geotecnologias e as suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem para alunos que apresentam deficiência visual, em especial alunos com baixa visão. Dessa forma, temas como cartografia, orientação geográfica, localização geográfica, paisagens naturais e artificiais, espaço rural e urbano, dentre outros ganham destaque quando podem ser exemplificados por meio das geotecnologias.

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