Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E POLINIZAÇÃO DE PLANTAS DO BIOMA CAATINGA: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS EM SALA DE AULA.

Palavra-chaves: POLINIZADORES, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRESERVAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Médio Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A Caatinga possui uma beleza peculiar e única no cenário brasileiro. Mesmo exibindo fauna e flora endêmica expressiva é ainda um ecossistema desvalorizado e pouco estudado. Os prejuízos a essa vegetação e, consequentemente, a decadência de sua fauna com destaque em seus polinizadores é bastante preocupante. Diante do exposto surgiram os seguintes questionamentos: São aplicadas metodologias diferenciadas para auxiliar na compreensão da importância da conscientização do meio ambiente? De que forma acontece a polinização de plantas do bioma Caatinga? Este trabalho teve como objetivo despertar a consciência ecológica em relação ao bioma Caatinga e seus polinizadores através da interdisciplinaridade de conteúdos. Trata-se de um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório, realizado em turmas dos 3° anos da escola E.E.M. Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes no município de Acaraú/CE. Com uma amostragem intencional, foram utilizadas metodologias diferenciadas como o uso de mídia, vídeos, dinâmicas e maquetes confeccionadas com materiais de baixo custo, que auxiliaram na aula expositiva de polinizadores da Caatinga, estimulando a criticidade e a criatividade, oportunizando também aos educandos a confecção de seu próprio material. Como método avaliativo utilizou-se questionários com questões objetivas e subjetivas aplicados antes e depois deste trabalho. Com isso foi possível observar que os alunos apresentam um conhecimento superficial e fragmentado em relação ao conteúdo abordado, já que apesar de 85% destes alegarem saber definir a Caatinga, apenas 60% afirmaram conhecer plantas típicas da mesma. Podemos observar também que a utilização das diferentes metodologias os atrai, pois 99% dos discentes avaliaram positivamente em relação à aplicação de novos métodos e de todo o procedimento realizado, e o uso dessas novas metodologias desperta nestes o interesse pelos conteúdos trabalhados, e que a construção da conscientização de bens naturais é bem mais absorvida quando trazida para a realidade dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.