Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CONSCIÊNCIA DA DIVERSIDADE, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E USO DE ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM NARRATIVAS DE PROFESSORES

Palavra-chaves: DIVERSIDADE, CASOS DE ENSINO, AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar, em casos de ensino escritos por professores, o uso de estratégias de autorregulação da aprendizagem e suas contribuições para a promoção de ambientes educativos que favoreçam a consciência da diversidade e o respeito às diferenças. A presente pesquisa, que caracteriza-se como um estudo de caso, se propôs a investigar um grupo de oito mestrandos de um programa de Pós-graduação stricto sensu em Práticas de Educação Básica, de uma instituição da Rede Pública Federal de ensino no Rio de Janeiro. Os resultados sugerem que os professores, para se apropriarem dos conhecimentos necessários para o exercício de sua profissão, adotam estratégias de autorregulação da aprendizagem. Foram identificadas nas narrativas dos professores, ações referentes a todas as fases da autorregulação na perspectiva de Zimmerman. O estudo também aponta que os docentes adaptam sua prática para atender às especificidades dos estudantes e reconhecem que a valorização das diferenças no ambiente escolar é fundamental para a garantia de uma educação que contemple a efetiva participação de todos os alunos no processo da aprendizagem.

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