Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CONHECIMENTO CIENTÍFICO E INCLUSÃO SOCIAL: AVANÇO OU RETROCESSO?

Palavra-chaves: CONHECIMENTO CIENTÍFICO, INCLUSÃO SOCIAL, POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Metodologias de pesquisa Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

As discussões que se levantam em torno das questões do que é, ou não, científico se contornam à medida que a sociedade evolui. Com isso, temos presenciado cada vez mais o grande avanço do conhecimento científico que, consequentemente, contribui com o desenvolvimento socioeconômico do país, porém diante desse avanço existe também uma população, cujo conhecimento parece ser negado, uma vez que boa parte dessa população não tem acesso ao conhecimento considerado científico. Diante desse contexto, se faz necessário pensar no processo de popularização da ciência enquanto alternativa, para minimizar as diferenças e possibilitar ao povo à aquisição do conhecimento sobre a ciência e seu avanço, já que muitas vezes ficamos à margem do processo de evolução do conhecimento científico. Nesse sentido, o presente artigo busca discutir os desafios e possibilidades envolvidos nos processos de popularização e comunicação pública da ciência neste início de século XXI, a partir da seguinte questão: conhecimento científico e inclusão social: avanço ou retrocesso? Para tanto, é fundamental que se promova uma reflexão em torno das possibilidades de acesso ao conhecimento científico, por meio da popularização da ciência, com vistas a ampliar essa reflexão para o campo da educação e da sociedade, tendo em vista que, a partir disso, poderemos construir novas possibilidades de difusão da ciência, em diferentes campos de atuação, a partir de iniciativas diversas. Nesse contexto, nossa pesquisa tem avançado no sentido de evidenciar o distanciamento, que ainda há entre o conhecimento científico e o acesso que a população tem a esse conhecimento, fato que se configura como uma forma de exclusão social.

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