Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 248
COMPARTILHANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA COM MATERIAIS CONCRETOS ESPECÍFICOS NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: DIDÁTICA, MATERIAIS CONCRETOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) / Poster Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O minicurso: investigando, experimentando e jogando para aprender matemática de forma lúdica e significativa teve como objetivo apresentar aos professores de matemática da rede estadual do Rio de Janeiro, alternativas pedagógicas para o ensino de matemática desenvolvidas no projeto Laboratório Sustentável de Matemática (LSM), iniciativa de pesquisa sediada em um colégio estadual desta mesma rede e coordenada pela professora Daniela Mendes Vieira da Silva, que investiga, com o auxílio de seus colaboradores, o papel dos materiais concretos específicos, feitos a partir de materiais reciclados, como suporte à investigação e experimentação na aprendizagem significativa desta disciplina. Este minicurso foi dividido em três etapas: a primeira consistiu em uma apresentação da metodologia LSM, a segunda foi a interação mediada dos participantes com o referido acervo, e a terceira foi uma vivência para o desenvolvimento do aprendizado significativo de funções exponenciais, que se iniciou com uma prática de laboratório subsidiada por um plano cartesiano reciclado na qual se generalizou este conceito a partir de exemplos particulares, seguida de modelagem matemática de um experimento feito anteriormente no laboratório, relacionando crescimento de uma colônia de fungos e a função estudada, contextualizando a generalização construída na prática inicial da vivência e de um jogo específico onde os participantes relacionaram funções exponenciais correlatas, consolidando o trabalho com o tema. Por se tratar de fruto de pesquisa feita na sala de aula e para sala de aula os professores receberam a formação como uma possibilidade pedagógica para suas aulas, se apropriando da metodologia através da imersão neste modelo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.