Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CAMINHOS DA ESCOLA M. NÍSIA VILELA FERNANDES NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)

Palavra-chaves: INCLUSÃO EDUCACIONAL, PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI), TRABALHO COLABORATIVO, ADEQUAÇÕES CURRICULARES, ADEQUAÇÕES CURRICULARES Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Resumo Esse texto objetiva apresentar, de forma sucinta, o processo de inclusão educacional de uma escola do município de Duque de Caxias/RJ, focando os primeiros passos, na elaboração, de forma colaborativa, da proposta do planejamento educacional individualizado (PEI). A fundamentação metodológica seguiu os pressupostos qualitativos, com as bases da pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Tendo como concepção teórica os princípios histórico-culturais de Vigotski. Os resultados indicaram que, a partir de 2010 até 2014 foram criadas estratégias, implementadas adequações estruturais, curriculares e conceituais para atender as especificidades dos alunos com deficiência. Igualmente, mostraram que as mudanças foram construídas coletivamente por meio de ações que respaldaram todas as atividades desenvolvidas nas turmas do ensino especial em conjunto com o ensino comum, além da afirmação da parceria entre a escola, os professores, a família, Coordenadoria de Educação Especial, os agentes da educação, os alunos e demais profissionais da comunidade escolar, na construção do planejamento educacional individualizado.

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