Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, LETRAMENTO, PIBID Pôster (PO) / Poster Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal expor como a avaliação diagnóstica, mais precisamente da grafia, fundamentada as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), nas salas de aula da rede pública de ensino de Fortaleza no estado do Ceará. Para a realização do teste da sondagem da escrita, nos baseamos na Teoria da Psicogênese da Língua Escrita desenvolvida por Emília Ferrero e Ana Teberosky (1999). O teste da sondagem com os discentes é realizado metodologicamente mediante o ditado e a escrita de quatro palavras, de preferência do mesmo campo semântico, sendo uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba respectivamente, sendo feita posteriormente a construção de uma frase utilizando uma palavra ditada anteriormente. É solicitado ao aluno que ao ler as palavras escritas ele utilize o seu dedo como marcação. Ressaltamos ainda que a atividade é conduzida com um discente por vez em um ambiente tranquilo e sem maiores interferências. Após os testes buscamos definir em qual nível psicogenético o discente se encontra. Os níveis se dividem em quatro: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Posteriormente procuramos planejar e realizar atividades que contemplem os níveis existentes em cada sala, oportunizando assim uma igualdade de aprendizagem, bem como atividades que sejam significativas para cada discente em prol de sua aprendizagem. Algumas atividades realizadas dentro do subprojeto são: contação de história, ditado, bingo, música, desenho, dança e dramatizações, onde buscamos possibilitar e realizar atividades lúdicas abordando também o letramento. Portanto, a avaliação diagnóstica da escrita consolidasse como um importante instrumento de auxílio às atividades de letramento desenvolvidas dentro do programa, no qual buscamos uma melhoria significativa na aprendizagem dos discentes.

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