Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR CONHECENDO AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A avaliação escolar possui um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que possibilita ao professor diagnosticar questões relevantes sobre a aprendizagem do aluno e identificar quais os conhecimentos já assimilados e quais precisam ser retomados. No entanto, alguns problemas envolvem esse momento, como a adoção de concepções e práticas avaliativas equivocadas. Essas discussões sobre a avaliação da aprendizagem devem ocorrer também no campo da Geografia escolar, já que esta apresenta algumas especificidades em relação às outras disciplinas, como, por exemplo, a escolha dos instrumentos, critérios e estratégias de avaliação utilizados em sala de aula, e que precisam ser repensados e reformulados para além dos planos oficiais. Dentro desse contexto, este trabalho tem como foco analisar as concepções e as práticas de avaliação na qual se fundamenta os professores de Geografia da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa terá caráter qualitativo e seguirá as seguintes etapas: a parte teórica, levantamento bibliográfico sobre o tema da avaliação, a parte empírica, que conta da análise de questionários aplicados a dez (10) professores de Geografia atuantes na rede pública estadual. A pesquisa está em desenvolvimento, já que a rede estadual é muito ampla, abarcando vários municípios e a investigação sobre avaliação, remete a formação docente, sugerindo temas de trabalhos futuros.

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