Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM – UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFASAGEM SÉRIE/IDADE

Palavra-chaves: AUTOESTIMA, INCLUSÃO, REPRESENTAÇÃO POR METÁFORA, APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Médio Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência, vivenciado em uma Escola Pública Federal do Rio de Janeiro, que discute o processo de inclusão de alunos com defasagem série/idade, com vistas à necessidade de dar voz aos agentes incluídos. A proposta do trabalho é conhecer o projeto elaborado exclusivamente para essa turma da escola e compreender quais as representações desses sujeitos aos se inserirem no processo. O acesso aos dados deu-se através de relatos de atividade feita em sala de aula, cujo nome intitulou-se “representação por metáfora”. Os resultados demonstraram o quanto a sensação de autoestima interfere em situações de aprendizagem e convívio harmonioso em sala de aula, podendo alavancar o desejo de enfrentar situações marginais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.