ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: BIDOCÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 11040 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: BIDOCÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo, de matriz qualitativa, no Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- CAp/UERJ, entre os anos de 2011 e 2012, em uma sala de aula comum do ensino fundamental. A turma era composta de 15 alunos entre cinco e sete anos, sendo que um desses alunos tinha um quadro de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tornou-se o estudo de caso dessa pesquisa. O objetivo do estudo foi analisar o processo de escolarização desse aluno considerando o trabalho de dois professores, concomitantes, com a turma, sendo um professor regente (generalista) e um professor especialista caracterizando a bidocência – modalidade de ensino do atendimento educacional especializado. Para tanto foram realizados 25 encontros para observação in locus e foram feitos registros escritos em um diário de campo, material utilizado para análise dos dados. Percebemos que, durante o período da pesquisa, o aluno apresentou, em geral, dificuldades em relação ao desempenho no âmbito das habilidades acadêmicas frente à utilização de métodos tradicionais, respondendo melhor as propostas de trabalhos estruturados a partir da relação entre as docentes. Assim, a bidocência apresentou-se como uma alternativa eficaz para os casos que exigem uma mediação mais sistemática e individualizada, durante a aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, BIDOCÊNCIA, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA9_ID1218_05052015113159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANLI ESTEF" "autor_nome_curto" => "SUZANLI ESTEF" "autor_email" => "suzanli_estef@hotmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11040 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: BIDOCÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo, de matriz qualitativa, no Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- CAp/UERJ, entre os anos de 2011 e 2012, em uma sala de aula comum do ensino fundamental. A turma era composta de 15 alunos entre cinco e sete anos, sendo que um desses alunos tinha um quadro de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tornou-se o estudo de caso dessa pesquisa. O objetivo do estudo foi analisar o processo de escolarização desse aluno considerando o trabalho de dois professores, concomitantes, com a turma, sendo um professor regente (generalista) e um professor especialista caracterizando a bidocência – modalidade de ensino do atendimento educacional especializado. Para tanto foram realizados 25 encontros para observação in locus e foram feitos registros escritos em um diário de campo, material utilizado para análise dos dados. Percebemos que, durante o período da pesquisa, o aluno apresentou, em geral, dificuldades em relação ao desempenho no âmbito das habilidades acadêmicas frente à utilização de métodos tradicionais, respondendo melhor as propostas de trabalhos estruturados a partir da relação entre as docentes. Assim, a bidocência apresentou-se como uma alternativa eficaz para os casos que exigem uma mediação mais sistemática e individualizada, durante a aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Instituições, processos educativos e políticas públicas" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, BIDOCÊNCIA, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA9_ID1218_05052015113159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANLI ESTEF" "autor_nome_curto" => "SUZANLI ESTEF" "autor_email" => "suzanli_estef@hotmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }