Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER DOCENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CULTURA DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, USO PEDAGÓGICO Pôster (PO) / Poster Submission Tecnologias e Educação
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11037
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1036
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER DOCENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa, em nível de mestrado, realizada com professores em exercício que são egressos ou estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo objetiva compreender a cultura docente em ação que emerge dos discursos coletivos dos professores de Matemática, sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais, oriunda de seus cursos de formação ou de sua prática docente. Para compreender o fenômeno a ser explicado encontramos suporte teórico na Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, assumindo-nos como o observador implicado no próprio fenômeno a ser explicado, para construir uma explicação científica, ou seja, uma proposição que possa reformular ou recriar uma nova observação sobre o fenômeno a ser explicado (MATURANA, 2001, 2002, MATURANA; VARELA, 2010), que é conhecer a cultura docente em ação de professores de Matemática no uso das tecnologias digitais. Com o trabalho é possível inferir que uma cultura docente para o uso dos recursos tecnológicos digitais se organiza e toma sentido, pois indicam que algumas dessas ferramentas fazem parte de seu fazer, como a busca por novas fontes de consulta que antes ficavam restritas as bibliotecas físicas e aos livros didáticos adotados pela escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "CULTURA DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, USO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA6_ID1036_05052015124303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO DZIEKANIAK"
    "autor_email" => "tiagodziekaniak@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11037
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1036
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER DOCENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa, em nível de mestrado, realizada com professores em exercício que são egressos ou estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo objetiva compreender a cultura docente em ação que emerge dos discursos coletivos dos professores de Matemática, sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais, oriunda de seus cursos de formação ou de sua prática docente. Para compreender o fenômeno a ser explicado encontramos suporte teórico na Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, assumindo-nos como o observador implicado no próprio fenômeno a ser explicado, para construir uma explicação científica, ou seja, uma proposição que possa reformular ou recriar uma nova observação sobre o fenômeno a ser explicado (MATURANA, 2001, 2002, MATURANA; VARELA, 2010), que é conhecer a cultura docente em ação de professores de Matemática no uso das tecnologias digitais. Com o trabalho é possível inferir que uma cultura docente para o uso dos recursos tecnológicos digitais se organiza e toma sentido, pois indicam que algumas dessas ferramentas fazem parte de seu fazer, como a busca por novas fontes de consulta que antes ficavam restritas as bibliotecas físicas e aos livros didáticos adotados pela escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "CULTURA DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, USO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA6_ID1036_05052015124303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO DZIEKANIAK"
    "autor_email" => "tiagodziekaniak@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa, em nível de mestrado, realizada com professores em exercício que são egressos ou estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo objetiva compreender a cultura docente em ação que emerge dos discursos coletivos dos professores de Matemática, sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais, oriunda de seus cursos de formação ou de sua prática docente. Para compreender o fenômeno a ser explicado encontramos suporte teórico na Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, assumindo-nos como o observador implicado no próprio fenômeno a ser explicado, para construir uma explicação científica, ou seja, uma proposição que possa reformular ou recriar uma nova observação sobre o fenômeno a ser explicado (MATURANA, 2001, 2002, MATURANA; VARELA, 2010), que é conhecer a cultura docente em ação de professores de Matemática no uso das tecnologias digitais. Com o trabalho é possível inferir que uma cultura docente para o uso dos recursos tecnológicos digitais se organiza e toma sentido, pois indicam que algumas dessas ferramentas fazem parte de seu fazer, como a busca por novas fontes de consulta que antes ficavam restritas as bibliotecas físicas e aos livros didáticos adotados pela escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.